A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Departamento Pedagógico (Depe), finalizou nesta quarta-feira (09/12) a primeira fase do curso “Horta Caseira”, oferecido aos moradores da Associação do Ramal do 14 – Comunidade Bons Amigos, localizada no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.
O curso teve carga horária de 20 horas e somou um total de 16 participantes. A primeira fase do curso consistiu no ensino de como semear, o preparo do solo, a importância econômica da atividade, o plantio e transplantio, adubação, colheita e lavagem.
O engenheiro agrônomo que ministrou o curso, José Portugal, falou da importância de escolher uma comunidade necessitada.
“A escolha do local se deu pela demanda da população local. Eles possuem muitas áreas e pouca atividade, e nós observamos essa necessidade e viemos aqui dar uma assistência para eles. É importante que os mesmos desenvolvam essa cultura do plantio até a colheita e venda, para que possam então se tornar uma associação oficial de produção, evitando problemas maiores no futuro”, disse.
Uma das beneficiadas pelo curso foi a produtora Raimunda Carvalho, que destacou a importância de ter uma capacitação no fim deste ano de 2020, em que toda a população foi afetada pela pandemia de Covid-19.
“A pandemia afetou a todos nós, porém o setor primário ainda conseguiu sobreviver e trazer uma vida boa para a população dependente dele. Esse curso é importante, pois nós, na comunidade, aprendemos melhor como manusear os nossos produtos, como preparar bem a terra para receber o plantio e também o que fazer para conservar até a fase da retirada do plantio”, completou Raimunda Carvalho.
Vale ressaltar que o programa é dividido em duas fases. A segunda fase é o acompanhamento do processo de adubação, retirada e conservação, que está programado para acontecer nos dias 14, 21 e 28 de dezembro.
FOTOS: Divulgação/Sepror
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror):
Mayana Tomaz (98121-5632).
*Redação: blogjrnews.com