Santana se disse honrado em poder voltar ao Bumbódromo e por exaltar a cultura paraense
O Garantido homenageou o mercado Ver-o-Peso, no Pará, e a Virgem de Nazaré, padroeira do estado vizinho, nesta segunda noite de apresentação no Festival Folclórico de Parintins. Seguindo com a cultura paraense, o cantor Edilson Santana – que já foi amo dos dois bois – acompanhou Sebastião Júnior na música Erveiras da Amazônia.
Edilson Santana ingressou no Garantido na década de 1990. Ele permaneceu no bumbá vermelho e branco até 2002, e no ano seguinte seguiu para o Caprichoso. Edilson defendeu o posto de amo nos anos de 2005, 2006, 2010 e 2011. Ele foi também levantador nos anos de 2007 a 2009.
Santana se disse honrado em poder voltar ao Bumbódromo. “É uma linda homenagem trazer o carimbó, mas o Garantido não está homenageando só o [mercado] Ver o Peso, mas também as rendeiras, a cultura paraense, e todas as tradições que nós temos. Foi muito bom poder voltar ao Festival”, afirma o cantor.
O boi encarnado exaltou a religiosidade e medicina natural na canção. A Virgem de Nazaré virou um carro alegórico e as “erveiras” foram representadas na apresentação.
O Garantido encerra esta segunda noite de Festival, e neste domingo (30) abre a terceira e última noite. Ele tenta o 32º título com o tema “Nós, o Povo!”.
Foto: Euzivaldo Queiroz
Suelen Gonçalves/Portal Acritica
*Redação: blogjrnews.com