O circuito motor, para eles, é mais um incentivo ao desenvolvimento dos filhos. A ação iniciou nesta semana
A primeira semana do circuito motor, atividade oferecida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) desde o dia 4 de junho, já traz bons resultados para crianças que apresentam dificuldade na mobilidade física. O diagnóstico é da psicóloga que atende ao projeto, Gisele Amaral.
“Foi tudo muito proveitoso. É incrível ver que, em apenas três dias, há crianças que já apresentam evolução, seja física ou na questão da socialização”, avaliou Gisele.
Ela ressaltou que o trabalho será maior com os pais das crianças. “Eles sentem mais a perda que os pequenos. No primeiro dia, tivemos uma mãe que ficou muito apreensiva porque, pela primeira vez, ficaria longe do filho. Uma outra chorou porque a filha foi direto para o colo da nossa fisioterapeuta e acenou, se despedindo dela”, descreveu.
Atividades paralelas - Pensando neste contexto familiar, a Seped incluiu junto ao circuito motor, atividades paralelas para os pais. São oferecidos serviços de alongamento e rodas de conversa para orientação e sensibilização.
“Eles têm nos tratado com muito carinho e respeito aqui. Meu filho, o Asafe, tem autismo severo e me emociono ao vê-lo socializar com os colegas da turma e fazer as atividades. Ele chora ao entrar porque nunca fez nenhum acompanhamento, sempre está perto de mim, mas depois o vejo brincando e interagindo. Isso me deixa feliz”, disse, com lágrimas nos olhos, a mãe do garotinho que tem 4 anos, Elizanete Silva.
Circuito motor – As atividades motoras têm o intuito de intensificar e estimular o desenvolvimento das crianças com deficiência e, para quem tem buscado o serviço, é a oportunidade de complementar a reabilitação dos filhos.
Os exercícios são realizados na sede da Secretaria, localizada na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona sul de Manaus, atendendo crianças com idade entre 1 e 6 anos. A maioria dos casos atendidos nessa fase do projeto é de crianças autistas.
FOTOS: ZECA BARCELLOS/SEPED
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped):
Rosianne Couto (98249-7121).