Iniciativa auxilia pequenos produtores e agricultores familiares
Alunos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e em Gestão Comercial do Núcleo de Ensino Superior de Manicoré da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmani/UEA) estão desenvolvendo o projeto de extensão Biopesticida em Ação, que auxilia pequenos produtores e agricultores familiares na redução de pragas de forma sustentável.
O projeto, coordenado pela professora e gestora do Nesmani, Suelda Souza, com o apoio da professora doutora Marta Regina Pereira, tem o intuito de reduzir os agrotóxicos na produção de hortaliças, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos produtores e consumidores, além de gerar emprego aos estudantes.
Com o aumento da produção e o baixo contato com produtos químicos prejudiciais à saúde e à natureza, as influências no dia a dia dos habitantes de Manicoré já são perceptíveis.
“Ao proporcionar aos produtores um biopesticida que visa diminuir o uso de agrotóxicos, consequentemente estaremos levando uma merenda de melhor qualidade e diminuindo a probabilidade de doenças futuras provenientes do uso dessas substâncias. Isto irá refletir inclusive na saúde pública futuramente, pois uma alimentação saudável diminui risco de doenças”, afirmou Souza.
Como ações futuras, o projeto pretender levar o biopesticida para outras comunidades do município, pois até o momento o trabalho está focado com os pequenos produtores do entorno de Manicoré.
FOTOS: Arquivo pessoal
Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA):
Amanda Mota (3214-5784 e 98430-2734),
Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Mirinéia Nascimento (98844-6075).