Turistas estrangeiros aprovam plano de segurança desenvolvido pela Amazonastur e SSP-AM
08/02/2019 16:34 em Turismo & Meio Ambiente

A parceria entre a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) refletiu no aumento da taxa de satisfação dos turistas de cruzeiro que passaram pelo estado no mês de janeiro deste ano. A ação de segurança foi aprovada pelos cruzeiristas entrevistados pela Amazonastur e alcançou o percentual de 98,56% neste mês, um aumento de 2,49% pontos percentuais se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Em janeiro deste ano, três cruzeiros atracaram no Porto de Manaus, no Centro, com mais de 3,5 mil turistas, entre passageiros e tripulantes. No mesmo mês do ano passado, cinco transatlânticos aportaram na capital com 3,7 mil cruzeiristas.

 

Ação - O reflexo no aumento da sensação de segurança se dá graças ao trabalho firmado, em janeiro deste ano, pela Amazonastur e SSP-AM, via forças de segurança, no qual foi reforçado o policiamento no Centro Histórico de Manaus, no perímetro que corresponde ao quadrilátero entre o Porto de Manaus e a Praça do Congresso, na rua Monsenhor Coutinho; e entre o Palácio Rio Negro, avenida 7 de Setembro, e o Museu da Cidade, na rua Gabriel Salgado.

 

Outra ação também se deu no reforço do patrulhamento realizado pelo Batalhão Ambiental, que combateu as investidas dos “barrigas d’água” (assaltantes que atacam nos rios) durante o “City River” dos turistas nas comunidades ribeirinhas da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

 

“O turista quer caminhar pelo Centro Histórico. Ele sai do porto e vai ao Teatro Amazonas, ao Museu da Cidade, caminhar, observar o Centro. E o trabalho feito em parceria com a SSP-AM foi exatamente em reforçar esse quadrilátero para que o turista conheça a nossa cidade com tranquilidade. Por isso, o patrulhamento terrestre foi reforçado. E os pontos em que eles mais visitam estão no Centro e nos rios, que também houve um aumento no patrulhamento, principalmente nos passeios para o lago de Janauari (Iranduba)”, comentou o assessor técnico da Amazonas, Orlando Câmara.

 

Policiamento reforçado - De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Lousimar Bonates, o policiamento no Centro foi reforçado nesta gestão, principalmente com a atuação da Polícia Turística, no desembarque dos estrangeiros na capital.

 

“Com as chegadas dos transatlânticos, nós temos um policiamento especial para os turistas. Nós temos um efetivo da Companhia de Policiamento Turístico (CPTUR) que fala até cinco línguas, e isso dá um atendimento melhor, porque entendemos que o visitante tem de se sentir bem, querendo voltar ao nosso estado”, disse o secretário.

 

Polícia Turística - Atualmente, cerca de 30 policiais militares fazem parte da Polícia Turística (Politur), da Polícia Militar, com treinamento específico para o atendimento de ocorrências envolvendo turistas que visitam o Amazonas. Eles atuam diretamente com os turistas que desembarcam em Manaus, por exemplo, durante a temporada de cruzeiros.

 

FOTO: CLÓVIS MIRANDA/AMAZONASTUR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO AMAZONASTUR: Jocilene Chagas 99230-3442 / Walter Junio 99178-4747

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!