Mais de 300 famílias já foram atendidas pela equipe de assistência social para a entrega de documentos necessários para emissão do título
Com o objetivo de garantir o direito à propriedade e promover segurança jurídica, o Governo do Amazonas por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), segue realizando atendimentos de atualizações cadastrais aos moradores do Conjunto Carlos Braga, localizado no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
Os atendimentos às famílias, se deram no início na segunda quinzena do mês de janeiro, e se estenderão até o dia 21 de fevereiro. Dentre os documentos necessários para a atualização estão: RG, CPF ou documento oficial com foto e NIS; se casado, certidão de casamento ou averbação do divórcio; se viúvo, certidão de óbito e certidão de casamento; comprovante de residência e comprovante de posse do imóvel, sendo contrato ou outra documentação de compra e venda.
Ao todo, serão 403 unidades habitacionais para regularizar, no qual 323 famílias já foram atendidas pela equipe de assistência social da Suhab, para atualização cadastral necessária.
A ação de regularização por meio do programa habitacional Amazonas Meu Lar, lançado pelo Governador Wilson Lima, visa melhorar a qualidade de vida das famílias que residem no conjunto, valorizar os imóveis, além de entregar as matrículas dos imóveis em nome dos proprietários.
O secretário da Suhab, Jivago Castro, reafirma o compromisso do Governo com as políticas públicas de habitação, através desta iniciativa para gerar garantia e segurança aos moradores do residencial.
“Após 20 anos, a Suhab está regularizando o conjunto Carlos Braga como parte das metas do programa habitacional, que prevê a regularização de 33 mil imóveis. Com essa iniciativa, garantimos que as famílias recebam a propriedade definitiva de seus lares, concluindo o processo com a entrega das matrículas em nome de cada proprietário. Isso assegura que tenham moradia digna, segura e legalmente reconhecida “, pontuou.
Moradora há quase 20 anos do Conjunto Carlos Braga, Jozinaira Nascimento, relata que por muito tempo aguardava essa regularização, e que agora, finalmente, através desta iniciativa do Governo do Estado poderá ter a segurança de uma moradia digna.
“Gostaria de agradecer ao governador Wilson Lima e a Suhab por estar realizando essa ação, graças a Deus apareceu essa oportunidade que eu esperei por muito tempo de regularizar o meu cantinho. Tive que esperar por mais de 10 anos e agora finalmente consegui, valeu a pena e eu estou muito feliz “, finalizou emocionada.
A Suhab também está presente no Residencial Viver Melhor I e II, no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus, para cadastro das áreas comerciais e institucionais, seguindo com o calendário de ações.
“A regularização fundiária, de conjuntos e bairros, é importante para trazer segurança jurídica para as famílias que aguardam há anos pelo documento que garante a propriedade do imóvel. Por isso, nós estamos seguindo com o trabalho em várias frentes e em algumas áreas, fizemos parcerias importantes para que o andamento da regularização seja o mais rápido possível”, explicou Jivago Castro.
Para mais informações sobre a ação de regularização fundiária no conjunto ou documentos necessários para entrega, os moradores podem entrar em contato com o Setor Social da Diretoria Técnica da Suhab, pelos números (92) 3647-1016, (92) 99327-8359, (92) 99196-2345 e (92) 99323-9464.

Conjunto habitacional Carlos Braga
O Conjunto Habitacional Carlos Braga, situado no bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus, foi construído entre 2003 e 2004, contando com 403 unidades habitacionais em terrenos de 128m² cada. A entrega ocorreu em agosto de 2004, durante a 50ª Reunião Conjunta do Fórum de Secretários de Habitação e da Associação Brasileira de Conjuntos Habitacionais (Cohabs).
O projeto foi desenvolvido para atender famílias que viviam às margens de igarapés ou em áreas de risco social, oferecendo moradias construídas com tijolo solo-cimento. Os imóveis, em seu modelo original, possuem sala e cozinha integradas, um quarto e um banheiro interno, além de infraestrutura básica de água, energia elétrica e drenagem. O conjunto segue o padrão do Conjunto Cidadão I, que recebeu reconhecimento nacional pela Cohabs.
Fotos: Fábio Romão/Suhab