Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Criador do Bolsa Universidade, Sidney Leite relembra nascimento do programa e destaca avanços
Política
Publicado em 03/12/2024

Em 15 anos de existência, programa já atendeu 115.737 alunos com bolsas de estudo para o Ensino Superior em Manaus

 

O deputado federal Sidney Leite (PSD) participou, nesta segunda-feira (02), do lançamento do edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025 e relembrou a criação do maior programa municipal de acesso ao ensino superior do estado. Instituído por meio da Lei Ordinária 1.357 de 2009, assinada pelo então prefeito Amazonino Mendes, o programa já atendeu 115.737 alunos com bolsas de estudo.

 

As oportunidades para ingressar no Ensino Superior variam entre 100% (integral), 75% e 50% do valor da mensalidade.

 

Segundo o deputado, o Bolsa Universidade ajuda a mudar a realidade do perfil do ensino superior no Amazonas, permitindo que a população de baixa renda também possa fazer faculdade.

 

“O Brasil tem uma característica: o ensino fundamental e o ensino médio são, em sua maioria, compostos pelos filhos de trabalhadores e pela população de baixa renda. Mas, quando se chega ao ensino superior, as universidades são predominantemente ocupadas pela classe média e média-alta. Esse programa, aqui em Manaus, vem corrigir essa distorção. Pessoas que ingressam na universidade, especialmente as de baixa renda, poderão ter acesso a uma formação de qualidade, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida e do aspecto socioeconômico”, ressaltou o parlamentar.

 

O Programa Bolsa Universidade lançou, nesta segunda-feira (02), a oferta de 47.680 bolsas de estudo para o Ensino Superior, que serão distribuídas entre bolsas 100% (integral), 75% e 50% do valor da mensalidade, além de bolsas voluntárias (quando não há abatimento em débitos de impostos devidos). Isso representa um aumento de 38% no número de vagas em relação ao edital de 2024, totalizando 377,5 mil bolsas ofertadas desde 2009.

 

Para este processo, as oportunidades de acesso ao ensino superior são para 12 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, totalizando 22 unidades em toda a cidade. O PBU é voltado para estudantes de famílias de baixa renda. Neste ano, o programa ainda conta com a oferta de 1.212 vagas para pessoas com mais de 65 anos.

 

 

O edital do PBU será disponibilizado para consulta a partir das 22h desta segunda-feira, no Diário Oficial do Município (DOM). O documento conterá todas as informações necessárias para os candidatos. O período para inscrições será aberto às 10h do dia 9 de dezembro e se estenderá até as 13h do próximo dia 16 deste mês.

 

Fotos: Divulgação

Fonte: Tabajara Moreno/Três Comunicação

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!