Uma reunião emocionante e carregada de indignação, assim foi o encontro da candidata a vice-prefeita de Manaus pela coligação Ordem e Progresso, Professora Maria do Carmo (Novo), com diversos grupos de mães atípicas, realizado na noite da terça-feira, 22/10, em um salão de eventos localizado na zona Centro-Oeste da capital.
“Somos negligenciadas e desrespeitadas pela gestão que está aí. Lembro que tentei falar uma vez com o prefeito David e ele me ignorou de uma maneira que me senti um lixo. Não merecemos passar por tanta humilhação para ter o melhor para nossos filhos e nossas famílias“, disse indignada Rose Benevides, mãe atípica e pessoa que utiliza cadeira de rodas.
Dentre as inúmeras reivindicações sem resposta da atual administração da Prefeitura de Manaus, ela apresentou a falta de banheiros adaptados no Complexo Turístico da Ponta Negra, de onde foi expulsa ao tentar trocar a fralda da filha; a criação de praças públicas inclusivas e sensoriais; atendimento médico em casa para Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos; cursos para que as mães atípicas possam se tornar mediadoras; e outras necessidades diárias desse público, que foram compartilhadas pelas demais pessoas presentes no encontro.
Em carta proposta apresentada pelos grupos presentes, como o Instituto Autismo no Amazonas (IAAM), a classe de pais e mães atípicas também reforçou a necessidade de ações integradas entre as pastas de Educação, Saúde e Assistência Social, que possam efetivamente contribuir com desenvolvimento das crianças e adolescentes com algum tipo de necessidade especial.
Manaus mais inclusiva
“Eu, primeiro, quero prestar a minha solidariedade a todos vocês aqui presentes. É realmente revoltante ouvir o depoimento de cada um, porque a inclusão é direito. Oferecer as condições necessárias para que seus filhos possam ter uma vida digna é dever do poder público, mas o que acontece é que para ter acesso a esses serviços vocês precisam se humilhar. Um total absurdo”.
A indignação é da Professora Maria do Carmo, candidata a vice do Capitão Alberto Neto (PL), que em resposta aos desabafos feitos pelos pais e mães de crianças atípicas, além de militantes da causa autista e PcD, destacou as propostas já inclusas no plano de governo da coligação, das quais se destacam:
- A construção de Centros Neurossensoriais para Crianças Autistas, possibilitando o diagnóstico e o acompanhamento necessário para esse público;
- Ampliação dos serviços oferecidos pelo Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR);
- Efetivação da presença dos mediadores em sala de aula;
- Construção de novas rampas de acesso e adaptação das calçadas para tornar Manaus uma cidade mais inclusiva;
- Fortalecimento da parceria com institutos, associação e organizações da sociedade civil que atuam na causa autista e PcD;
- Reativação e criação de novos projetos de saúde e esporte para o público PcD;
- Estabelecer o diálogo constante com líderes e pessoas que militam pela causa junto ao poder público para ter o aprimoramento constante das ações inclusivas.
“É com muita gratidão e muita sinceridade que represento o nosso candidato a prefeito Capitão Alberto Neto nesse encontro. Saiu daqui muito mais preparada do que entrei, porque não tenho dúvida que todas as propostas que temos poderão ser ainda mais aprimoradas com a participação de quem já luta em prol da inclusão, do respeito e dos direitos das pessoas com deficiência”, concluiu a Professora Maria do Carmo.
FOTOS - Divulgação / Assessoria
Fonte: Juliana Matos