O casal é filiado ao MDB. Enquanto Campelo se reelegeu com 73,07% dos votos em Itamarati, Áurea foi eleita a primeira mulher prefeita de Eirunepé com 51,81%, derrotando em votação acirrada o candidato apoiado pelo atual gestor Raylan Barroso
O casal filiado ao MDB, Professora Áurea e João Campelo, fez história nas eleições municipais do interior do Amazonas neste domingo (06/10). Enquanto Campelo se reelegeu prefeito de Itamarati com 4.312 votos e 73,07% de aprovação, Professora Áurea foi eleita a primeira mulher prefeita de Eirunepé com 9.129 votos e 51,81% de aprovação – numa votação acirrada com 672 votos de diferença e derrotando o candidato Anderson Araújo (PT), apoiado pelo atual gestor do município, Raylan Barroso (União).
Eirunepé com futuro melhor
É a primeira vez que uma mulher concorre e vence a disputa em Eirunepé. Em 2025, Professora Áurea assume a administração do município, junto com vice Amaurílio Tomaz – os dois representaram a coligação “Eirunepé para todos” (MDB, Republicanos, União, PDT, Podemos, Avante, PSD, Cidadania, PSDB, PMB e PP).
Após saber do resultado das eleições, Professora Áurea e o vice Amaurílio Tomaz prestaram agradecimentos numa igreja da cidade. “Graças a Deus por esse momento de vitória. Não tinha outro lugar que nós pudéssemos escolher para vir agradecer. Obrigada de coração a cada um de vocês pela oportunidade e pela confiança e contem comigo e com Amaurílio para trabalhar todos os dias o que prometemos em toda a campanha”, disse Áurea.
Durante a campanha, a candidata sofreu violência política de gênero com perseguições, xingamentos e intimidações públicas nas ruas feitas por pessoas comandadas por Raylan Barroso, o atual prefeito de Eirunepé – principalmente servidores municipais pagos com dinheiro público, sendo alguns usando máscaras para não identificar o rosto e até armas brancas e de fogo. Os próprios eleitores de Áurea e a equipe de campanha também sofriam perseguições e intimidações.
Áurea denunciou o caso à Justiça Eleitoral e recebeu medidas protetivas como escolta policial e proibição de Raylan, Anderson e outro servidor do município de se aproximarem dela a menos de 100 metros.
Professora Áurea
Natural de Eirunepé e casada com João Campelo, Professora Áurea possui ensino superior completo e já atuou como professora do Ensino Médio. À Justiça Eleitoral ela declarou um patrimônio de R$ 476.569,56.
No total, a eleição em Eirunepé teve 18.378 votos, sendo 17.619 votos válidos, 678 votos nulos (3,69%) e 81 votos brancos (0,44%). O candidato Anderson (PT) alcançou 8.457 votos (48%) e Sule (PL) 33 votos (0,19%). A abstenção foi de 4.629 eleitores, 20,12% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Distante 1.159 quilômetros de Manaus, Eirunepé é banhada pelo Rio Juruá e tem uma população de aproximadamente 33,1 mil habitantes. Segundo o IBGE, o município possui um dos piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Amazonas com 0,563 pontos, bem abaixo das médias nacional, estadual e da capital Manaus que giram em torno de 0,7. Dentre os desafios de Professora Áurea a partir de 1º de janeiro está a infraestrutura precária, baixa qualidade de vida e a falta de saneamento básico.
Itamarati feliz de novo
Em Itamarati, João Campêlo será prefeito ao lado da vice Riame Lasmar. Os dois disputaram pela coligação “Itamarati feliz de novo” (MDB, Republicanos, União, Podemos e PSD). A candidata concorrente, Emilly Beatriz (PL), alcançou 1.589 (26,93%). Ao todo, a eleição em Itamarati teve 6.179 votos, com 5.901 válidos, 183 nulos (2,96%) e 95 em branco (1,54%).
João Campelo é casado com Professora Áurea, tem ensino médio completo e é natural do município de Carauari. Em bens, ele declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 480.000,00.
Foto: Divulgação
Fonte: Shirey Assis