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SBGames 2024 atrai desenvolvedores de jogos eletrônicos de todo o país ao Amazonas
Política
Publicado em 03/10/2024

Com votação popular, concurso vai escolher os melhores games durante o maior evento do segmento do país, na EST/UEA

 

Desenvolvedores de jogos de todo o Brasil participam do Festival de Jogos, evento integrante do 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), sediado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), bairro Parque Dez,  zona centro-sul. O concurso inclui games digitais e analógicos (não-digitais), tanto de entretenimento quanto os classificados como "serious", criados com o objetivo de oferecer algum impacto social.

 

Este ano, mais de 100 jogos foram inscritos e, após seleção da organização do evento, 37 estão entre os finalistas. São 16 categorias, incluindo melhor jogo. Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira (03/10), último dia do SBGames 2024. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com organização do Governo do Amazonas, por meio da UEA.

 

De acordo com o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, o Festival de Jogos permite o intercâmbio de desenvolvedores, o que promove a socialização do conhecimento envolvendo jogos eletrônicos.

 

“Manaus se tornou a capital brasileira dos jogos eletrônicos. As pessoas estão vindo para cá conhecer, além da nossa região, como é que a gente desenvolve ciência e tecnologia de ponta na Amazônia. O jogo eletrônico, hoje, é uma indústria de quase US$ 200 bilhões de dólares e a UEA é pioneira em formar pessoas para esse mercado”, ressaltou.

 

O festival foi dividido nas categorias de estudante e profissional e terá júri popular e técnico. O comitê que julga os trabalhos também é composto por professores, pesquisadores, jornalistas, membros de associações e membros da indústria de jogos digitais.

 

“Manaus já era envolvida no mercado bilionário dos jogos, fabricando consoles, videogames e equipamentos. Mas, hoje, também é um polo de desenvolvimento da educação. A gente está em uma faculdade que atua nesse sentido, com cursos de desenvolvimento de jogos, além das  empresas multinacionais instaladas aqui, produzindo jogos também”, ressaltou o coordenador do Festival de Jogos, Rodrigo Motta.

 

Hugo Campos é desenvolvedor de uma empresa de São Paulo e concorre como finalista. Para ele, o SBGames 2024 tem o papel importante na promoção de interação entre profissionais de games e as empresas do setor.

 

“Estar aqui é muito importante para fazermos contato com outras empresas, outros jogos, conhecendo mais pessoas da indústria. Recomendo para todo mundo o SBGames. Hoje, a indústria de jogos já ultrapassou a indústria de cinema, então, é um mercado de negócios muito promissor e que está em crescimento”, declarou. 

 

A estudante Marina Santos, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), concorre na categoria jogos analógicos. Ela desenvolveu um jogo de tabuleiro chamado Virogato, baseado na lenda de que alunos que se jubilam (não concluem o curso) viram gatos que moram nos campus da universidade.

 

Ela destaca a importância do Festival de Jogos para a sua carreira como desenvolvedora. “Estou quase terminando a minha faculdade, fazendo o TCC e essa experiência é enriquecedora. Esse é meu primeiro jogo analógico, então, eu participar desse evento e conhecer pessoas tão importantes, é bem legal”, afirmou.

 

 

Quatro eventos em um

Além do SBGames 2024, também estão ocorrendo na EST/UEA, desde o início da semana, o 26º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), a 37ª Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens (Sibgrapi) e a 23ª Conferência Internacional sobre Computação de Entretenimento (Icec). Este último é promovido pela  International Federation for Information Processing (Ifip).

 

Os quatro eventos são patrocinados pelo Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.

 

O evento tem apoio das empresas Callidus e TecToy; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.

 

Foto: Divulgação

 

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