Reforçando a importância de políticas públicas para mulheres e o apoio ao projeto do governo Lula para Manaus, a ativista política e secretária Nacional do PT Mulheres, Anne Moura, foi oficializada na manhã deste domingo (04/08) como candidata a vereadora da cidade pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O anúncio ocorreu durante convenção no Clube do Trabalhador do Sesi, na Zona Leste da capital, que confirmou a candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito e de Luis Castro (PDT) como vice na chapa de frente ampla que reuniu campos da esquerda e de centro, dentre as federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede e os partidos PDT e Solidariedade.
Num gesto de agradecimento a Anne Moura, que desistiu da pré-candidatura a prefeita para aderir ao projeto de Lula para Manaus, e quebrando o protocolo do cerimonial, Marcelo Ramos deu espaco de fala para todas as candidatas femininas das siglas que o apoiam.
"Hoje, nós estamos dando largada a uma caminhada de esperanca, a uma caminhada com time do presidente Lula. Eu falei que era necessário ter uma candidatura tão forte e tão engajada. Hoje é um momento histórico e vocês podem contar comigo para trabalhar por Manaus, ao lado do Marcelo Ramos. Vamos empoderar as mulheres e a juventude e fazer a diferença. Vamos juntos até a vitória", bradou Anne Moura.
Com uma longa trajetória política desde atuação em grêmio estudantil, Anne Moura, 37, é secretária Nacional de Mulheres do PT e coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Descendente do povo Mura, nasceu e cresceu na periferia de Manaus, no bairro Coroado, e tem na defesa dos direitos da mulher, da juventude e dos grupos mais vulneráveis o foco no desenvolvimento de políticas públicas.
Chapa PT para Manaus
Ao lado do candidato a vice Luis Castro (PDT), Marcelo Ramos (PT), que é advogado e tem longa trajetória política como líder estudantil, vereador, deputado estadual e deputado federal, reforçou a união do campo progressista em torno de um projeto para Manaus e criticou os graves problemas da cidade, defendendo solução para a saúde primária nas UBS, a falta de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos, além de gestão ambiental e combate à criminalidade, que é um dos grandes entraves para quem utiliza transporte público.
"Nós escolhemos nos conectar com o povo de Manaus pelo diálogo, pelo respeito e pelo desejo de fazer o bem. Esse é o caminho muito mais longo, muito mais dolorido e demora mais para as pessoas perceberem que esse é o caminho da vitória, o único capaz de levar o povo junto para conseguir um futuro melhor para si", disse Ramos.
Desafios a enfrentar
Manaus é a capital mais populosa da região Norte do Brasil com 2.063.547 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital registra um alto índice de pobreza, falta de planejamento urbano, infraestrutura precária em vários pontos da cidade e falta de políticas públicas significativas.
Mesmo sendo a quinta cidade mais rica do Brasil com PIB de R$ 103,281 bilhões, conforme dados de 2021, e renda per capita de R$ 45.782,75 segundo dados de 2022, Manaus tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), 0.737, o que reforça o caráter desigual da distribuição de renda na maior capital da Amazônia.
Além disso, a cidade sofre com a expansão desordenada, o aumento de moradias em áreas insalubres e de risco, mobilidade urbana ineficiente e sistema público de saúde sucateado. Na educação, são mais de 153 mil crianças de 0 a 3 anos fora da escola e sem acesso a creche.
Anne Moura
Com duas décadas de atuação na política, tornou-se aos 26 anos a secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico mais jovem do PT. Foi co-criadora do projeto “Elas por Elas”, participou da construção do Plano de Governo Lula 2022 e, no mesmo ano, foi candidata a vice-governadora do Amazonas, junto do candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).
Lançou o movimento “Nossa Voz em Manaus”, que tem como objetivo fortalecer a representatividade feminina e de diversas classes sociais na Câmara Municipal, bem como promover políticas públicas que atendam às reais necessidades da população manauara.
Fotos: Paulo Moura
Fonte: Shirey Assis