MANAUS – Nesta segunda-feira (03), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM), visitou a sede da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Manaus (APAE) a convite da presidente da APAE Manaus, Ione Tôma, para conhecer a estrutura e a dinâmica de atendimento da instituição, que atualmente recebe mais de 150 pessoas nas turmas de ensino.
De acordo com a presidente, a instituição atua em Manaus há 51 anos com a missão de educar e dar assistência médica e social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, porém vive um momento delicado e precisa de apoio para se reerguer e voltar a ser como foi antes e ter condições de ampliar novamente o número de atendimentos.
“Quero agradecer sua visita na Apae Manaus. Precisamos de ajuda, nós trabalhamos com as três frentes aqui na Apae, da assistência, da saúde e da escolarização. E nós precisamos muito de uma equipe multidisciplinar para atender os nossos assistidos e também as pessoas que tem procurado a Apae para esse momento de assistência”, explicou Ione.
A presidente enfatizou que o maior desafio da Apae Manaus é financeiro e a questão da equipe multidisciplinar permanente, pois a instituição tem estrutura para fazer mais, mas devido o momento crítico, está funcionando no limite para assegurar o atendimento e ser a segunda casa dos assistidos.
Para o parlamentar, a situação da Apae Manaus é um pedido de socorro, que precisa da atenção de todos, pois o atendimento prestado por eles tem um custo, e neste momento a instituição precisa da ajuda dos deputados estaduais, deputados federais, vereadores, todos que possam colocar emendas parlamentares para aumentar essa parceria.
“Nós não estamos aqui para fazer política, nós estamos aqui para pedir socorro. Já existe parceira do estado, da prefeitura, mas temos que aumentar essa parceria. O prédio pede mais manutenção e outras necessidades para manter os atendimentos”, disse.
O deputado reforçou que a Apae Manaus traz inclusão para as pessoas que tem deficiência cognitiva, pessoa com síndrome de down, transtorno do espectro autista (TEA) e outros tipos, essas pessoas tem necessidades diárias, por isso a inclusão precisa ser feita todos os dias.
“Fica meu compromisso de destinar emenda parlamentar para contribuir com a continuidade do magnífico trabalho da APAE. Vou conversar com outros entes governamentais para buscar mais apoio. Vamos ajudar mais quem traz inclusão, quem muda a vida das pessoas, conto com vocês”, declarou Capitão Alberto Neto.
Foto: arquivo Assessoria
Fonte: Sabrina Tenório