Cidade pode ser prejudicada caso balsa de combustível encontre dificuldades de navegabilidade no rio Madeira
Preocupado o fornecimento de energia elétrica em Borba, o prefeito Simão Peixoto visitou, na última quarta-feira (04/10), a Usina Elétrica do Município (VPower Flex Gen) para levantar dados sobre o abastecimento de combustível na unidade. A medida, segundo Simão, é para evitar um possível racionamento de energia em razão da estiagem que atinge o rio Madeira, dificultando a navegabilidade das embarcações.
De acordo com o prefeito, devido à seca, algumas balsas enfrentam dificuldade na navegação pelo rio Madeira, atrasando a viagem. Nesta sexta-feira (06/10), está prevista a chegada de mais uma embarcação com combustível para abastecer a usina. “A outra remessa chegará no dia 22 de novembro, e a preocupação é que a balsa que transporta esses combustíveis possa não alcançar Borba devido à redução do nível do rio. Isso poderia forçar o município a implementar medidas de racionamento”, disse o prefeito.
No encontro, que contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Rafael Pantoja, e do gerente da VPower Flex Gen, Vitor Vieira, o prefeito informou que o Município já fez contatos com o Governo do Estado para seja realizado um trabalho em um canal do rio Madeira que está dificultando a passagem das embarcações devido à estiagem.
Segundo o prefeito, a ação se faz necessária para evitar que Borba enfrente desabastecimento de outros insumos e mercadorias, além do combustível na usina.
Consumo
Segundo Vitor Vieira, o consumo de combustível na usina é de 25 mil litros por hora em dias normais. Com o calor intenso, houve aumento de consumo na unidade geradora. “Em alguns dias aumentou (o consumo). Até então, temos combustível para trabalhar até o fim do mês. A prefeitura não determina o racionamento. Mas se houver a escassez do combustível, a usina terá de fazer para que não venha impactar todo o município”, informou Vitor.
Foto: Assessoria
Fonte: Shirley Assis