Wilson Lima se reúne com ministra do Meio Ambiente da Áustria e secretário do Clima de Viena para troca de experiências sustentáveis
02/05/2023 15:18 em Brasil - Internacional

Como parte de agenda oficial na capital austríaca, o governador do Amazonas esteve na Prefeitura de Viena e no Ministério do Meio Ambiente da Áustria

 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se, nesta terça-feira (02/05), com a ministra do Meio Ambiente da Áustria, Leonore Gewessler, e com o secretário do Departamento do Clima, Meio Ambiente e Democracia, Jurgen Czernohorsky. Os encontros bilaterais serviram para trocar experiências sobre práticas de desenvolvimento sustentável e de proteção ambiental.

 

A conversa com a ministra foi na sede do Ministério Federal de Proteção do Clima, Meio Ambiente, Energia, Mobilidade, Inovação e Tecnologia, na capital austríaca. Nelson Tabajara de Oliveira, embaixador do Brasil na Áustria, também participou do encontro.

 

Na ocasião, Wilson Lima apresentou projetos e potenciais do estado voltados à sustentabilidade, como o fato do Amazonas ter a maior parcela da floresta amazônica em seu território e que está 97% preservada; ter uma das maiores reservas aquíferas do mundo; estar avançando quanto à distribuição de água potável a comunidades do interior e manter programas de redução do desmatamento e projetos como a Escola da Floresta, na área de educação ambiental.

 

Governador Wilson Lima e a Ministra do Meio Ambiente da Áustria, Leonore Gewessler

 

“Estive conversando aqui com a ministra e ela me fez portador de um documento para a ministra do Meio Ambiente no Brasil (Marina Silva) para estabelecer essa relação de cooperação entre Viena, Áustria e Brasil para que a gente possa trocar experiências, principalmente nos avanços que têm sido feitos aqui, não só da proteção de florestas, mas também da proteção do meio ambiente urbano, como tratamento de esgoto, distribuição de água e a questão das energias renováveis”, destacou o governador Wilson Lima.

 

Já o encontro com o secretário do Clima e Meio Ambiente aconteceu na sede da Prefeitura de Viena e foi pautado, principalmente, pelas soluções em tratamento de esgoto na cidade.

 

“A conversa foi muito interessante para entender quais são as ações que estão sendo tomadas aqui, principalmente, com a destinação dos resíduos sólidos. Viena acaba sendo uma referência no tratamento desses resíduos sólidos, na destinação dos resíduos sólidos”, resumiu Wilson Lima.

 

Em ambas agendas, tanto com a ministra quanto com o secretário, participaram o deputado federal Amon Mandel e o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

 

Ainda como parte dos compromissos em relação à geração de energia limpa, por exemplo, o governador visitou a empresa Das Energy, que atua na produção de painéis solares flexíveis, tecnologia que pode auxiliar no abastecimento de comunidades do Amazonas.

 

Governador Wilson Lima e o secretário do Departamento do Clima Meio Ambiente e Democracia, Jurgen Czernohorsky

 

Esgoto e energia elétrica

Antes, o governador do Amazonas visitou a empresa Ebswien, responsável pelo tratamento de esgoto de Viena, cidade que é referência mundial no tratamento de águas residuais. Além de tratar o esgoto da cidade, a empresa também usa o lodo para produção de energia elétrica.

 

Um total de 99% das unidades domiciliares são atendidas por tratamento de resíduos. As casas que não estão interligadas ao sistema possuem estrutura apropriada para tratamento do esgoto e recebem o suporte necessário da empresa. Segundo Wilson Lima, as medidas colocadas em prática podem auxiliar na solução de problemas de municípios do Amazonas.

 

 

FOTOS: Diego Peres / Secom

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!