Offline
Em Brasília, técnicos da FVS participaram de agenda nacional para fortalecer prevenção a doenças no estado
21/04/2023 14:27 em Brasil - Internacional

Equipe participou de reuniões técnicas até esta quinta-feira (20/04)

 

Com a finalidade de buscar fortalecer as estratégias  para avançar no controle de doenças típicas da região Amazônica, técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participaram, de terça-feira (18/04) até esta quinta-feira (20/04), de agenda com autoridades de saúde em Brasília.

 

A programação incluiu reunião técnica com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), com o Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) do Ministério da Saúde; com a coordenação do Programa Nacional de Imunização; com Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC/Brasil); e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

 

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a programação foi de caráter técnico, que abriu oportunidade de discussão para nivelamento das ações de vigilância em saúde no Amazonas e as especificidades da região.

“É essencial manter o diálogo visando planejamento das atividades voltadas, sobretudo, para a qualificação das informações dos principais indicadores de saúde que são utilizados para tomada de decisão de todas esferas de gestão”, destaca Tatyana.

 

Agenda de Vigilância

Entre as pautas discutidas pela FVS-RCP com a SVSA incluiu a importância da formalização do Acordo de Cooperação Técnica Internacional na Tríplice Fronteira; estratégias de prevenção e diagnóstico precoce de tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids, hepatites virais; o Plano de Eliminação da Malária do Amazonas, sendo o primeiro Estado a encaminhar o documento.

 

Também foram abordados o monitoramento de eventos de interesse de saúde pública na região; ampliação de coberturas vacinais de rotina e de campanhas, com por exemplo a programação do dia D voltado para a multivacinação no Estado.

 

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!