Governo do Estado lança Projeto de Fruticultura do Açaí em Benjamin Constant
06/06/2022 17:49 em Turismo & Meio Ambiente

Benjamin Constant é o primeiro município a receber as ações do projeto e receberá a oferta de três cursos

 

A Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), lançará, nesta terça-feira (07/06), o Projeto Fruticultura do Açaí, que faz parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional executado pela companhia desde 2019. A primeira ação do projeto será em Benjamin Constant, com a oferta de três cursos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do açaí naquela região do Alto Solimões, com inicialmente 120 alunos já inscritos.

 

Cinquenta produtores rurais e extrativistas da comunidade indígena São João de Veneza participarão do curso de Boas Práticas de Manejo do Açaí, o primeiro curso do programa, ministrado pelos especialistas do Idam, Luiz Rocha, Dênis Lima e Jaguanhara Lopes. Durante dois dias de aulas, os participantes terão acesso ao que há de mais moderno em procedimentos para potencializar o cultivo e colheita na região. Na oportunidade, serão distribuídas e plantadas 14 mil mudas do fruto.

 

Seguindo a programação, na quinta-feira e sexta-feira (09 e 10/06) serão ministradas as aulas sobre o beneficiamento e a importância econômica do açaí, pela engenheira de alimentos Aline Guimarães e o economista Fernando Folhadela, ambos da Ciama, para um público de 50 batedores de açaí da região. O objetivo é mostrar todas as etapas do processo de produção do fruto, da colheita ao produto final até a comercialização, com agregação de valor e perspectivas de uma nova fonte de renda.

 

Simultaneamente, nos dias 9 e 10, também será realizado o terceiro curso: Delícias do Açaí – Produtos fabricados com a poupa, para 20 participantes. Finalizando a programação, no sábado (11/06) será realizado o Festival Gastronômico, com apresentação, degustações e comercialização dos produtos, na feira montada no novo Mercado Municipal de Benjamin Constant.

 

FOTOS: Divulgação/Ciama

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!