Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Estado deve investir no empoderamento feminino
Publicado em 16/05/2022 10:47
Política

Carol Braz afirma que incentivar empresas chefiadas por mulheres e priorizar a ocupação de cargos por elas devem trazer ganhos para todos. 

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,3 milhões de mulheres estavam à frente de negócios no Brasil em 2021. Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no mesmo período, revelou que 50% das empresas chefiadas por elas eram do setor de serviços. No Amazonas, 44% dos empreendedores são mulheres.

 

A intensificação da presença feminina no mundo dos negócios pode ser uma alternativa para corrigir desigualdades acentuadas na pandemia. Em 2020, segundo dados do Ministério do Trabalho, das 480 mil ocupações perdidas, 462 mil, ou seja 96%, eram ocupadas por mulheres. A pré-candidata ao governo do Amazonas pelo PDT, Carol Braz, defendeu, durante encontro do Bazar das Amigas, realizado pelas mulheres da Zona Oeste de Manaus, o maior apoio ao empreendedorismo para este público a fim de proporcionar ganhos para a família. Ela estava acompanhada do candidato ao Senado pelo PDT, Luiz Castro.

 

 

“Todos os dias, as mulheres se desdobram cumprindo tarefas, muitas vezes bem melhor que os homens e não são valorizadas no mesmo nível, principalmente, financeiramente. Temos exemplos de mulheres que poderiam estar ganhando dinheiro com empresas ou em cooperativas de costura, fazendo as fardas das escolas, assim como as fardas do distrito por exemplo. Existe demanda para roupas confeccionadas por mulheres que precisam trabalhar, mas não temos um governador que olhe para elas. Eu defendo que a gente tenha um governo, que melhore a vida das pessoas. São projetos fáceis de serem executados e nada milionários”, destacou Carol Braz.

 

A pré-candidata posiciona-se contra a ‘guerra dos sexos’, mas salienta que a correção da distorção dos números de vagas ocupadas por homens e mulheres é emergencial para mudar os rumos da sociedade, principalmente, no meio político. “Nunca tivemos uma governadora no Amazonas. Nunca tivemos uma prefeita em Manaus. Nas eleições municipais de 2020, ocorridas em 62 municípios, foram eleitas apenas seis prefeitas. Dentro do universo de eleitores, nós mulheres somos a maioria. Se a gente disser: vamos colocar uma mulher lá no posto de governadora, nós conseguimos", convocou as mulheres.

 

A pré-candidata do mesmo partido de Leonel Brizola, que se notabilizou pela criação dos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPS, reforçou em seu discurso a priorização da educação e do esporte como ferramenta de transformação social. “Quando vejo uma escola fechada, dói meu coração. Eu sei e vocês sabem o quanto é importante para uma criança ter um lugar para estudar, praticar esporte e ter lazer. Quando vi o governador extinguir a Secretaria de Esporte e Lazer, eu considerei algo criminoso. Como a gente vai melhorar a vida da nossa juventude se a gente não investe em esporte? O governo anuncia investimentos milionários a todo momento, mas não paga um salário mínimo para uma professora de Zumba para melhor a autoestima, a saúde e a vida da comunidade”, argumentou a defensora, recebendo apoio dos presentes.

 

A única mulher, que concorre ao governo do Amazonas, reiterou que não pretende executar projetos grandiosos ou que demandem recursos exorbitantes.  Carol Braz pretende substituir os gastos excessivos por ações eficientes e de baixo custo. “Se a gente fortalecer as aulas dentro da comunidade, se mantivermos as escolas abertas para projetos sociais, se a gente colocar quadra e campo de futebol, vamos melhorar a vida das pessoas com muito pouco. Não estou aqui prometendo que vou fazer coisas fantásticas e imensas. O meu compromisso com vocês será gerar renda, capacitar o nosso povo para trabalhar, proporcionar oportunidades para todos”, garantiu a pré-candidata.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Shirley Assis          

*Redação: blogjrnews.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!