A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu 580 quilos de frango transportados de maneira irregular, nesta terça-feira (11/05), em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). Por ainda se encontrarem em condições de consumo, os produtos foram doados para a Obra Social Nossa Senhora da Glória - Fazenda da Esperança 12 Apóstolos.
A carga identificada pelos fiscais da Barreira de Vigilância Agropecuária havia saído de Porto Velho (RO) e tinha como destino o município de Jacareacanga (PA). Os produtos estavam acondicionados em um caminhão sem refrigeração adequada e misturados a frutas e verduras.
“Quando eles chegassem ao destino, já estariam descongelados. No momento da apreensão, ainda estavam em condições de aproveitamento, por isso foram doados”, explica a fiscal agropecuária médica veterinária Patrícia Merlini, acrescentando que o frango congelado tem que chegar ao consumidor na temperatura de -18 graus. O transportador foi autuado, sendo aplicada uma multa de R$ 300.
A Adaf alerta que qualquer produto de origem animal que esteja fora da temperatura de armazenamento tem alto risco de causar infecção alimentar, com dores e desconfortos abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e febre, entre outros sintomas.
A agência atua nas barreiras fixas e volantes para proibir o trânsito de produtos e subprodutos irregulares, com a finalidade de preservar e proteger o patrimônio agropecuário e meio ambiente, além da saúde pública.
Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades referentes a produtos de origem animal pelo AdafOuv, no (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).
FOTO: Divulgação/Adaf
Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf): Deyserreen Costa.
*Redação: blogjrnews.com