Offline
Sefaz alerta para vencimento e descontos no IPVA
31/03/2021 16:00 em Economia

Donos de veículos com placa final 1 têm até esta quarta-feira (31) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) de 2021. Os prazos para o desconto por pagamento antecipado das placas de final 3 (10% na primeira de três parcelas) e final 2 (5% na primeira de três parcelas),também se encerram neste fim de mês.

 

De acordo com a resolução 043/2020 e a Lei Complementar 19/97, no caso das placas de final 1, a partir do início do próximo mês poderá ser aplicada multa de 0,33% ao dia até o limite de 20% aos contribuintes inadimplentes.

 

Para efetuar o pagamento, o contribuinte pode acessar o site da www.sefaz.am.gov.br

e, na aba “Acesso Rápido”, clicar em “IPVA – Lançamento e Impressão”, onde poderá imprimir o documento com o valor calculado do imposto e também consultar a base de cálculo que define o valor do tributo.

 

No Amazonas, o imposto é cobrado de veículos com até 15 anos de fabricação, contados a partir do primeiro licenciamento. No Amazonas, caminhões, ônibus, motocicletas, veículos de passeio e comerciais leves com capacidade de até 1.000cc recolhem 2% sobre o valor atual do bem. Os demais veículos com capacidade superior a 1.000cc recolhem 3%.

 

Cálculo

O IPVA é calculado com base no levantamento de preços realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela contendo os preços dos veículos com respectivo modelo e ano de fabricação está disponível na página da Sefaz.

 

Lei do Bom Condutor

Desde 2014, de acordo com a lei estadual 203/2014, o condutor que não tem infração de trânsito no ano anterior pode requerer desconto no pagamento do IPVA.

 

Descontos para o bom condutor

– 10% a partir de 2017, no caso de não ter cometido infração de trânsito no exercício anterior;

– 15% a partir de 2018, no caso de não ter cometido infração nos últimos dois exercícios;

– 20% a partir de 2019, no caso de não ter cometido infração nos últimos três exercícios.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Shirley Assis

*Redação: blogjrnews.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!