Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Vamos juntos acabar com o Aedes Aegypti
Publicado em 31/03/2021 15:55
Capital & Municípios

O período de chuvas é o mais propício para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Consequentemente é também o de maior risco de infecção por essas doenças. A principal forma de prevenção é a população ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

 

É importante sabermos que o Aedes Aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto dos seres humanos. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja). Por isso, vasos, pratos de plantas, pneus, garrafas, piscinas, copos descartáveis e tampas são alguns dos itens que devem ser verificados com frequência para evitar que acumulem água e virem criadouros do mosquito.

 

Uma das estratégias mais eficazes é o “Dez Minutos contra o Aedes”, que orienta a população a realizar a vistoria em suas residências e locais de trabalho a cada sete dias, eliminando depósitos que possam acumular água e sejam ambientes propícios para procriação do mosquito.

 

Quando o foco do Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos próprios moradores ou pela comunidade, como em terrenos baldios e áreas públicas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pode ser acionada por meio do Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Ao ligar, a pessoa deve fornecer o endereço completo do local denunciado, preferencialmente com ponto de referência, facilitando o trabalho dos agentes.

 

Vale lembrar que medidas simples podem ajudar a afastar o mosquito e prevenir doenças, como:

 

Tampar os tonéis e caixa d’água.

Manter as calhas sempre limpas.

Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.

Manter lixeiras bem tampadas.

Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.

Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.

Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.

Retirar água acumulada na área de serviço, como atrás da máquina de lavar roupa

 

Os cuidados devem ser frequentes e de todos!

 

Fonte: Boletim Manaus

*Redação: blogjrnews.com

Comentários
Comentário enviado com sucesso!