Fruto amadurece a partir do final de dezembro até o início de março, em plena época chuvosa no estado
O mês de fevereiro é de safra da pupunha, e o fruto já chegou às bancas das Feiras de Produtos Regionais, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) do Governo do Amazonas. As feiras acontecem neste sábado (13/02), das 5h às 11h, em três endereços em Manaus.
De acordo com o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, 12 produtores cadastrados na agência cultivam e já estão comercializando o fruto, que é indicado para a perda de peso por garantir a saciedade, além de ser fonte de fibras e de vitaminas A e C.
“No sábado passado acompanhei o retorno das Feiras da ADS e posso afirmar que em todas temos o fruto disponível. Por conta da safra, os produtores conseguem disponibilizar aos clientes um alimento de qualidade com um valor mais acessível, como todos os itens vendidos e nossas feiras”, explicou Litaiff.
Um desses cultivadores de pupunha é o Jorge dos Santos, de 55 anos, que disponibiliza o item e outros produtos na edição da Feira da ADS realizada no Clube Militar de Manaus (Cassam). Ele conta que produz pupunha orgânica há quatro anos no Careiro da Várzea e, durante a safra, consegue vender em média 600 quilos de pupunha por edição da feira.
Há seis anos participando das Feiras da ADS, o produtor ressaltou que, durante este período, consegue vender o cacho da pupunha e a pupunha cozida e embalada a partir de R$ 5, inclusive na modalidade delivery.
“Nós conseguimos disponibilizar para os clientes a pupunha in natura e cozida a partir de R$ 5, isso porque temos o produto em abundância. Na minha barraca é possível encontrar pupunha vermelha e amarela. Durante esse período de pandemia, venho disponibilizando o meu produto por meio do delivery, é muito bom! Só nesta semana eu consegui vender 30 cachos de pupunhas, 60 abacaxis e 200 quilos de banana”, relatou o produtor Jorge.
Endereços – As feiras da ADS acontecem simultaneamente aos sábados, das 5h às 11h, em três endereços:
• Clube Militar de Manaus (Cassam), avenida Rodrigo Otávio, 430, Crespo
• Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova
• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio
Delivery – Os consumidores interessados em adquirir produtos regionais das Feiras da ADS também podem acessar o site da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (www.ads.am.gov.br) e conferir a lista de contatos e produtos disponíveis para delivery em Manaus.
FOTO: Divulgação/ADS
Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS):
Anayra Benev, Wal Lima e Yasmin Negreiros.
*Redação: blogjrnews.com