Entre mais de 1 mil candidatos que disputam as 41 cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM), destaca-se a professora e pesquisadora Débora Moura, candidata do Solidariedade, que está focando sua campanha nas redes sociais usando de muito bom humor e inteligência para alcançar os eleitores. Além disso, ela conta com um grupo de parceiros e amigos que estão ajudando a fazer sua campanha em bairros e comunidades de Manaus.
De origem simples, aluna de escola pública e tendo vencido as dificuldades da vida através da educação, Débora quer mostrar a força da juventude e da mulher para construir uma melhor representatividade na CMM. “O que eu tenho como propósito? Estimular jovens através do meu exemplo de vida que é possível sim, crescer, lutar ganhar seu espaço através da educação, dedicação e coragem”, disse a jovem candidata.
O bairro do Aleixo, onde ela morou quase toda sua vida e onde vota, é seu reduto eleitoral. Lá, ela conta com ajuda de amigos, vizinhos e voluntários que estão ajudando a fazer sua campanha. Mas ela também conta com a força das redes sociais de forma orgânica para divulgar sua candidatura.
“A campanha está sendo uma surpresa. Depois que passei a focar em outras formas de me comunicar através das redes sociais eu passei a ter um retorno muito maior em engajamento”, destacou ela.
Em suas redes sociais (Facebook e Instagram), ela publica vídeos, faz lives, cards informativos e também produz os famosos ‘memes’ pra divertir seu público. “Humor, mas com conteúdo”, ressalta ela, que também utiliza o WhatsApp para divulgar seu conteúdo, com apoio de amigos e familiares.
“Eleição de vereador é basicamente família, amigos e família dos nossos amigos. Se juntos acreditarmos que é possível conquistar este cargo, nossa esperança se fortalece e virará uma conquista nossa”.
Quem é ela?
Débora tem uma carreira voltada para academia. Atualmente é doutoranda em Química pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com título de mestre em Biotecnologia (UEA/INPA), Tecnóloga em Química em processos Químicos (Ifam) e licenciada em Química (Ifam). Professora concursada da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ela trabalhou como secretária adjunta de Educação da Capital (2018) e foi membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Ela também lecionou para graduação e pós-graduação em uma universidade privada.
Por isso, sua candidatura defende a educação e a ciência, bem como a maior participação das mulheres na política e na academia.
Formação política e preparo
Por se destacar por seu espírito de liderança e pró-atividade, ela foi selecionada para participar do Projeto Lidera+, a primeira escola de formação política para mulheres do país, Organizado pelo partido Solidariedade em parceria com a Fundação 1 de Maio. O curso, realizado durante oito meses em Mairiporã (SP), teve a participação de 140 mulheres de 24 estados do Brasil, das quais 2 mulheres eram do Amazonas, entre elas Débora.
Na formação, ela pode aprender temas relacionados ao mundo político, protagonismo feminino, campanhas políticas e papel do legislador. “Fui contemplada com mais duas colegas do meu estado, onde fomos integradas a um time de 140 mulheres de 24 estados no Brasil para fazer parte desse movimento importante proporcionado pelo solidariedade”, disse orgulhosa do que aprendeu lá.
Com a garra de sempre, ela tem trabalhado incansavelmente por uma vaga. “Saiu uma pesquisa que dizia que 8 a cada 10 pessoas ainda não decidiram seus candidatos a vereador aqui na cidade de Manaus. Se você conhece alguém que não sabe em quem votar e que essa pessoa possa se identificar com minhas propostas ou com minha história de vida, vamos juntos conquistar esse voto”, lembrou Débora.
Foto: Divulgação
Fonte: Cinthia Guimarães
*Redação: blogjrnews.com