Na manhã da sexta-feira (25/09), foram encerradas as testagens para detecção de Covid-19 em servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O encerramento, realizado no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), foi marcado por uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e a entrega de certificados para voluntários que auxiliaram na realização dos testes rápidos.
A iniciativa foi fruto dos esforços do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), no combate à pandemia do novo coronavírus, na capital.
As testagens tiveram início no dia 6 de agosto. Ao todo, foram disponibilizados dois mil testes rápidos, beneficiando cerca de 1.500 profissionais do sistema prisional em Manaus.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSP/AM) da Seap, Alyne Botelho, na ocasião representando o titular da pasta, o balanço após a campanha de testagem dos servidores é positivo e atingiu a meta estipulada.
“A nossa meta, desde o início, foi essa a estimativa, e nós atingimos de forma bem positiva porque a partir dessa testagem dos servidores, a gente pode analisar, acompanhar e cuidar de todos eles, porque a secretaria tem o cuidado muito grande de estar acompanhando esses servidores”, avalia.
Certificados – Durante o encerramento, representantes da Seap e alunos finalistas do curso técnico da área da saúde do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que atuaram como voluntários para a realização dos testes, receberam certificados de menção honrosa pelo trabalho prestado à sociedade.
O diretor técnico da FVS, Cristiano Fernandes, que na ocasião representou a pasta, aproveitou para exaltar a importância do trabalho feito pelos voluntários.
“Além da gente ofertar essa testagem para garantir a segurança das atividades de trabalho, nós oferecemos também uma oportunidade de experiência para esses profissionais que estão sendo formados pelo Cetam. Então, essas parcerias são extremamente importantes, eu acho que fortalecem a rede de diagnóstico, e hoje nós estamos encerrando o ciclo de uma atividade, na qual esses alunos tiveram a oportunidade de trabalhar na prática o que eles vivenciam na teoria, no curso de formação, na qual eles estão se propondo”, afirma.
Fotos: Girlene Medeiros/FVS-AM
*Redação: blogjrnews.com