Offline
Ao entregar plano de governo, Amazonino anuncia volta do “Direito à Vida”
24/09/2020 08:22 em Blogs & Colunas

Um detalhe do plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral pelo líder nas pesquisas até aqui, Amazonino Mendes (Podemos) chama a atenção porque remete a um projeto tão popular quanto polêmico, que ele implantou quando era governador pela segunda vez, na década de 90: o “Direito à Vida”, que distribuiu cartões magnéticos à população mais carente, para saque mensal de uma quantia em dinheiro.

 

Na época, a oposição acusou Amazonino de estar comprando votos para a sua reeleição, por meio do cartão. Hoje, ele diz que o “Direito à Vida” foi o maior projeto social já implantado no Estado e serviu de inspiração para o Bolsa Família, que seria criado nos anos 2000 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adaptando e ampliando uma ideia já implantada na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

 

Desta vez, Amazonino promete lançar o cartão logo no início de sua gestão. O programa, de acordo com o pré-candidato, será essencial na situação crise gerada pela pandemia, com perdas de emprego em todos os setores. “É preciso dar um alento às famílias que precisam nesse momento”, afirmou.

 

Ao encaminhar o Plano de Governo que pretende executar se for eleito, Amazonino ressaltou que as propostas são fruto da experiência adquirida ao longo do tempo como gestor público e que também contempla ideias que chegaram até ele pela população. “É um plano em construção e que conta com a participação da população, propondo soluções aos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia. São propostas exequíveis, sem comprometer as finanças do município e atacando os principais problemas do nosso povo”, disse ele, na apresentação.

 

Segundo Amazonino, o mundo enfrenta, hoje, imensas dificuldades e Manaus precisa ter à frente alguém com experiência para enfrentar os efeitos da crise. Com 40 anos de vida pública e sem nenhuma condenação pela justiça amazonense, Amazonino Mendes é considerado um candidato ‘ficha limpa’. “Tenho satisfação pelas conquistas alcançadas e que só foram possíveis porque tive o povo ao meu lado”, ressaltou no documento, afirmando que está pronto para contribuir novamente.

 

Propostas

No Plano de Governo, Amazonino mostra a disposição, que já é a sua marca, de colocar em execução projetos inovadores e exequíveis, como faz questão de frisar, para Manaus. Dentre eles, a criação do Programa Bolsa Infantil, ampliando a oferta de atendimento em creche para as famílias em vulnerabilidade social. Na área de educação, ele também lista entre os projetos a capacitação de professores e gestores em técnicas de educação a distância, além de dotar as escolas de equipamentos tecnológicos, uma necessidade que ficou muito clara na situação de pandemia por Covid-19.

 

Na saúde, o ex-governador, que durante suas gestões foram construídos os principais hospitais de Manaus – como o Francisca Mendes e o João Lúcio – , pretende reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com equipamentos, infraestrutura adequada e reforço de pessoal. Vai também reativar e ampliar projetos importantes criados quando foi prefeito, como os serviços itinerantes realizados pelas Carretas da Saúde, da Mulher e de Odontologia, além de implantar o Programa de Consultório de Rua, levando atendimento às áreas de mais difícil acesso.

 

O Programa Leite do Meu Filho deverá ser ampliado, com novo levantamento para identificar a demanda. Estão também no Plano de Governo a implantação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com atendimento voltado à dependência de álcool e drogas; criar e implantar o sistema de prontuário eletrônico, nas UBSs; e reestruturar o Centro de Zoonoses, para funcionar como Hospital Municipal Veterinário.

 

Na área de trânsito e mobilidade, Amazonino pretende desafogar os horários de pico, com aplicação de tecnologias de sincronização de semáforos e câmeras inteligentes, possibilitando a redução do tempo médio de deslocamento casa-trabalho. Também vai reestruturar as rotas do transporte público, aliada à ampliação e modernização da frota; organizar e ampliar as áreas de ciclovias, trazendo segurança aos ciclistas e motoristas; implantar programa para recuperação de calçadas em Manaus e aperfeiçoar o sistema de ordenamento de estacionamento no centro da cidade.

 

Amazonino direcionou projetos para as áreas de segurança, meio ambiente; juventude, esporte e lazer; cultura; emprego, renda e turismo; e gestão pública participativa.

 

Registro

O pedido de registro de candidatura de Amazonino para disputar a Prefeitura de Manaus foi protocolado ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A coligação “Juntos Podemos Mais” inclui MDB, PSL e Cidadania.

 

Fonte: Hiel Levy

*Redação: blogjrnews.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!