Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Túnel do tempo: Futebol Amazonense no início do século XX
Esportes
Publicado em 15/06/2020

O futebol chegou no Brasil através de Charles Miller, filho de pai escocês e mãe brasileira de ascendência inglesa, que com 10 anos de idade foi estudar na Inglaterra, onde conheceu e se encantou pelo futebol. Retormou ao Brasil em 1894 para trabalhar na São Paulo Rallway Company, trazendo na bagagem duas bolas de futebol, um livro de regras, uniforme e um par de chuteiras, difundindo o futebol entre os trabalhadores da estrada de ferro, assim como a participação na criação da Liga Paulista de Futebol e organização da equipe do São Paulo Athletic Club.

 

Pelo lado do Amazonas, o esporte bretão chegou por volta de 1903, quando os ingleses costumavam realizar duelos de “football” na praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha, em Manaus. Era uma época em que o Amazonas passava pelo período da exportação da borracha, que tinha como principal finalidade atender aos grandes mercados consumidores da Europa e Estados Unidos, com a capital passando por grandes transformações.

 

Muitas colônias de imigrantes fundaram suas equipes, como os ingleses com o Manáos Sport Club (1906) e o Manáos Athletic (1908). Os portugueses deram origem ao Luso Football Club (1912), Onze Português (1913), Vasco da Gama (1813) e Luzitano Operário (1914).

 

O Campeonato Amazonense de Futebol é um dos mais antigos no país, só perdendo para o Paulista (1902), Baiano (1905), Carioca (1906) e Paraense (1908). Entre os primeiros craques surgidos no início do futebol baré, um merece destaque: Cícero Costa. É em 1909 que o nome de Cícero aparece pela primeira vez na escalação de uma equipe na qual era atacante do Reserve Club. Além de defender com maestria outros tantos times, foi no Nacional, onde passou a jogar a partir de 1913, que o artilheiro se consagrou, a ponto de se tornar campeão estadual pela equipe da estrela azul, como também acabou sendo contratado pelo Clube do Remo de Belém, onde também sagrou-se campeão.

 

Na história dos clássicos do futebol amazonense, aparece o primeiro jogo oficial entre o Nacional e o Rio Negro e primeiro de março de 1914, com uma tremenda goleada do time azulino. Em partida disputada no Bosque Municipal, o Naça venceu com Cravero, Silva, Adail, Luiz, Cyrinco, Santos, Paulo, Cícero, Cazuza e Paiva, com o Galo sendo derrotado com Ercio, Marinho, Washington, Basílio, Mendes, Lobão, Leopoldo, Anísio, Peres, Cyrillo e Oliveira.

 

Vasco de Manaus

O Club Vasco da Gama (foto) foi um dos primeiros clubes do futebol amazonense. Fundado em 11 de outubro de 1913 na cidade de Manaus, o time não teve nenhuma relação com o “primo” do Rio de Janeiro. Participou dos estaduais de 1914 e 1915 e sua primeira partida foi realizada no dia 15 de novembro de 1913 quando perdeu por 4 a 1 do Manáos Sporting, no campo do Bosque Municipal.

 

Durante sua curta existência, o Vasco teve como principal rival as equipes do Luso e do Onze Português, ambas equipes também formada por portugueses. Um fato curioso é que o clube baré foi o primeiro Vasco do Brasil a praticar futebol, antes mesmo do que o Vasco carioca, que só criou sua equipe de futebol no final de 1915. Argentino, Martins, Borges, Pinto, Otto, Carneiro, Meyer, Soeiro, Ostereick, Silva e Abílio foi uma das primeiras formações do Club Vasco da Gama.

 

Foto: Arquivo Willian D'Ângelo

Fonte: Willian D'Ângelo

*Redação: blogjrnews.com

Comentários
Comentário enviado com sucesso!