Mais de 70 técnicos que atuam nas unidades do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e são colaboradores da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) participam, durante esta semana, da Capacitação Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), na sede do Sistema Sepror.
A cerimônia de abertura foi na manhã desta segunda-feira (17/02) e contou com a presença da diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, do secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, e do representante da Aadesam, o diretor técnico da Agência, Luciano Barros. O evento é uma realização da Aadesam/Idam, coordenado pela gerente da equipe de gestão, Gabriela Segatti.
A parceria entre Idam e Aadesam, através do contrato de Gestão nº 001/2015, tem como objetivo colocar em prática o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e o Fortalecimento dos Serviços de Ater junto aos agricultores familiares, produtores rurais e suas organizações no âmbito das diversas atividades rurais no Estado do Amazonas. A realização da capacitação técnica vem reforçar o alinhamento entre o Instituto e a Agência e tem como meta orientar os técnicos que trabalham diretamente com os agricultores familiares e produtores rurais distribuídos em todo Estado.
“Esta semana será importante pela troca de experiências entre os técnicos e os palestrantes e, vale destacar, que o Sistema Sepror será forte se estivermos integrados e alinhados nesta concepção”, disse o secretário Petrucio Magalhães Júnior.
A diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, disse que a capacitação é um evento aguardado tanto pelo Idam, quanto pelos técnicos contratados. “Essa capacitação é fundamental para os técnicos conhecerem melhor os 21 Projetos Prioritários do Idam, entenderem melhor o que é o serviço de Ater, o que compete ao Idam, Sepror, ADS e Adaf, entre outras peculiaridades do Sistema Sepror e do setor primário”, detalhou.
O diretor técnico da Aadesam cumprimentou aos mais de 70 participantes de 42 municípios do Amazonas e desejou uma boa semana de capacitação aos colaboradores.
Projetos Prioritários – Ainda na parte da manhã, a diretora-presidente do Idam apresentou aos técnicos uma palestra sobre os Projetos Prioritários do Idam. Durante pouco mais de uma hora, Eda Oliva apresentou como se chegou às 21 cadeias produtivas definidas e qual a importância destas atividades para o Amazonas.
“O objetivo é fortalecer as cadeias produtivas selecionadas, visando o aumento da produção e produtividade, por meio da ampliação e qualificação dos serviços de Ater aos agricultores familiares e produtores rurais, nos principais municípios produtores do Estado”, destacou Eda Oliva.
FOTO: DIVULGAÇÃO/IDAM
Assessoriade Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e FlorestalSustentável do Estado do Amazonas (Idam): Renata Magnenti (99178-5486).
*Redação: blogjrnews.com