Evento será na próxima sexta-feira (14/02), com concentração na Praça Heliodoro Balbi e acesso gratuito
Para mobilizar a população no combate a violência doméstica contra mulheres, a banda Maria Vem com as Outras levará o tema “Não é Não, Meu Corpo me Pertence” para as ruas do Centro de Manaus, nesta sexta-feira (14/02). A concentração será às 15h, na Praça Heliodoro Balbi, e o acesso é gratuito.
Organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento é tradição há dez anos na prévia do Carnaval. No local, serão realizadas abordagens educativas sobre o tema e apresentação da rede de serviços oferecidos pelo Estado para mulheres vítimas de violência.
“Neste ano, o Governo do Amazonas aderiu, pela primeira vez, à campanha nacional do ‘Não é Não’, e nossas equipes estarão nas ruas para reforçar que os direitos das mulheres devem ser respeitados”, afirma a titular da Sejusc, Caroline Braz. “Também vamos levar orientações ao público sobre o crime de importunação sexual, caracterizado por qualquer atitude sem consentimento da vítima. Neste caso, o agressor pode até não chegar a tocar na vítima, mas se a constrange, é considerado crime”.
A titular da pasta destaca que a importunação sexual não é válida apenas para as mulheres. Segundo ela, os homens também podem denunciar, e a pena para quem comete o delito varia de um a cinco anos de reclusão.
“Nesta proposta, também incluímos o combate à importunação sexual contra mulheres motoristas de transporte por aplicativo, numa construção coletiva com os movimentos sociais, uma característica desta gestão”, comenta Caroline Braz. “Precisamos conscientizar a população que a denúncia auxilia na quebra da impunidade e é um direito que pode ser exercido por qualquer cidadão”.
Trajeto – Segundo a presidente do Cedim, Dora Brasil, o bloco sairá da Praça Heliodoro Balbi em direção ao Relógio, na avenida Eduardo Ribeiro; passará pela avenida Floriano Peixoto e voltará para o ponto de partida. Ela adianta que a estimativa para este ano é receber mais de mil pessoas no evento.
“Escolhemos o tema para contribuir com o fim da violência sexual contra a mulher. Precisamos, mais uma vez, alertar àqueles que insistem em desrespeitar a mulher quando ela diz que não está a fim”, diz a presidente. “É preciso deixar claro que a paquera, a atração e qualquer tipo de relação sexual deve ser objeto de prazer e carinho mútuo e não de violência”.
A banda “Maria Vem com as Outras” surgiu no Carnaval de 2010, com o objetivo de mobilizar mulheres contra a violência doméstica, principal pauta do Cedim ao longo dos anos. Conforme Dora Brasil, a ação aproximou o público da entidade.
Serviço: Banda “Maria Vem com as Outras”
Data/hora: Sexta-feira (14/02), a partir das 15h
Local: Praça Heliodoro Balbi, Centro
FOTOS: Divulgação/Sejusc
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc):
Manuella Barros (98172-9842), Karla Mendes (99130-9791) e Neto Pantoja (99486-4963).
*Redação: blogjrnews.com