O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) continuará, durante o ano de 2020, com as ações de resgate de fauna silvestre. O levantamento realizado pela Gerência de Fauna do órgão registrou o número de pelo menos 700 animais resgatados em 2019, atuação que deve melhorar ainda mais neste ano, com o auxílio dos novos equipamentos recebidos pelo Instituto.
Entre os materiais recebidos estão cambão com trava, puçá (um aro de metal com uma rede, usada para capturar répteis e mamíferos), pinção herpetológico (para a contenção de cobras), armadilha tomahawk (jaula gradeada, própria para animais maiores), caixa para transportar os animais capturados e luvas de raspa de couro para a segurança dos técnicos que realizarem os resgates.
Para o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, os materiais recebidos irão otimizar o trabalho desenvolvido pelo órgão no resgate de fauna. “A nossa meta é assegurar que as espécies sejam resgatadas com segurança e que sejam devolvidas ao seu habitat, vivas e saudáveis”, disse o diretor.
“Os materiais foram obtidos através de um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (Taca), e os outros são frutos de doação da organização não governamental World Animal Protection (WAP)”, explicou o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.
Marcelo ressaltou ainda que a Gerência de Fauna não realiza resgate de animais que estão no seu ambiente natural. “Ainda existem muitas dúvidas da população em relação ao resgate de animais silvestres, mas não cabe ao Ipaam a remoção de animais em ninhos ou que estejam em seu habitat natural, como exemplo, área verde ou igarapés”, disse o gerente.
Para solicitar o resgate de animais silvestres, a população pode acionar a Gerência de Fauna do Ipaam no número: (92) 2123-6739.
FOTOS: RICARDO OLIVEIRA/IPAAM
Assessoria de Comunicação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam):
Keynes Breves (98162-8848).
*Redação: blogjrnews.com