O Departamento Estadual de trânsito do Amazonas (Detran-AM) está promovendo um curso para formação e atualização de agentes de trânsito no município de Manacapuru (distante a 70 km de Manaus). As aulas iniciaram no dia 8 de novembro e seguem até o final do mês de novembro. A capacitação possui 200 horas, com aulas teóricas e práticas, e contam com recursos didáticos, estudos de caso, pesquisa de campo e informações relacionadas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Cerca de 25 policiais que trabalham no Instituto Municipal de Trânsito de Manacapuru (Imtrans) foram indicados para o treinamento.
O curso faz parte da política de qualificação proposta pela atual gestão do Detran-AM, seguindo determinação do governador Wilson Lima, desenvolvidas pelo diretor-presidente do Departamento de Trânsito, Rodrigo de Sá. As disciplinas são: Legislação de Trânsito, Gestão de Trânsito, Fiscalização de Trânsito, Operações de Trânsito, A Importância do Agente de Trânsito e o preenchimento do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito. O treinamento está sendo feito pelos servidores do Detran-AM, explicou a gerente de Cursos e Formação de Servidores do órgão, Helaine Laborda.
As capacitações são de extrema importância para os profissionais da área de trânsito, por terem que estar sintonizados com as mudanças na legislação de trânsito, que a todo o momento sofre alterações.
A proposta do Detran do Amazonas é qualificar os profissionais nos âmbitos estadual e municipal, para proporcionar um trânsito seguro a todos da comunidade. “O profissional bem qualificado consegue proporcionar resultados mais interessantes, justamente dentro da legalidade, primando sempre por procedimentos dentro do que é previsto, e devidamente alinhado com as novas normativas. O órgão tem trabalhado consideravelmente nisso para qualificar cada vez mais guardas municipais, agentes de trânsito e policiais militares, para que possam proporcionar um bom serviço à sociedade”, afirma Laborda.
Os próximos municípios a receberam o curso serão Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Parintins.
*Redação: blogjrnews.com