A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) reinaugurou, nesta quarta-feira (06/11), a cozinha do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Essa foi a primeira obra de reestruturação do espaço nos últimos 30 anos.
A reforma da cozinha durou aproximadamente 60 dias e contou com a mão de obra dos reeducandos do Compaj, que integram o projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. Quinze internos foram escalados para os serviços, os quais envolveram conhecimentos em pedreiro, elétrica, hidráulica, metalúrgica e outros.
A nova cozinha vai permitir o preparo e o fornecimento, em média, de cinco mil refeições diárias, que serão destinadas aos colaboradores e à população carcerária do Compaj e do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 2).
O secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida, disse estar satisfeito com a reformulação do ambiente. “Era uma obra necessária. Quando chegamos na Seap, em janeiro, causava repulsa ver a comida sendo preparada nesse espaço. Hoje, a realidade é outra diante do novo padrão”, comemorou.
O nutricionista e responsável técnica da empresa Mac Refeições, Maurício Rafael Novaes, parabenizou pela iniciativa da Seap em oferecer alimentos de qualidade, além de favorecer a ressocialização dos reeducandos. “Foram décadas sem uma reforma estrutural. Parabéns pelo legado deixado pela secretaria”, disse.
Durante a solenidade de inauguração, o interno Germano* (nome fictício) agradeceu a oportunidade de participar do projeto de ressocialização e de compor o grupo de trabalho da cozinha. “Obrigado por confiar no nosso trabalho”, falou.
Parceria – Os serviços de reforma e reestruturação da cozinha tiveram a parceria da empresa terceirizada Reviver Administração Prisional Privada.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAP
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap):
Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).
*Redação: blogjrnews.com