Durante o mês de outubro, as usinas termelétricas de Mocambo e Caburi, localizadas no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus em linha reta), receberam Licença de Operação (LO) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
A equipe técnica do Ipaam esteve, desde o mês de julho, fazendo as vistorias para a liberação das usinas, onde vai ser possível atender em torno de 5 mil pessoas por localidade.
De acordo com a técnica da Gerência de Licenciamento Industrial (GELI), Luciane Almeida, o trabalho do Ipaam foi divido em etapas, tendo iniciado a fase de vistorias nas áreas dos empreendimentos no mês de julho, onde foi possível fazer as averiguações da situação de cada usina.
“Nós estivemos em Parintins para verificar como estava o processo de implantação das usinas, verificando o status do empreendimento para a liberação da licença de operação”, disse.
O processo de liberação da licença foi realizado através de vistorias. Logo em seguida, foram confeccionados Relatórios Técnicos de Vistoria que informam a situação de cada empreendimento, verificando também se tinham pendências documentais e os pedidos de supressão vegetal quando demandados.
As usinas receberam licenças para operar durante 1 ano, ficando em monitoramento por parte do órgão, quanto ao atendimento das condicionantes e restrições das LOs.
No total, a equipe do Ipaam já vistoriou 51 usinas até o momento, e planeja visitar até o final do ano 90 usinas.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/IPAAM
Assessoria de Comunicação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam):
Keynes Breves 98162-8848.
*Redação: blogjrnews.com