Aconteceu nesta quinta-feira, 10, às 9h, na Câmara Municipal de Manaus, o início ao projeto Fios de Vida, um projeto mentorado pela vereadora Mirtes salles.
Que tem como objetivo através da arrecadação dos fios, contribuir com a melhoria de vida do público-alvo, meninas e mulheres recuperando sua autoestima.
O público-alvo são pacientes que fazem tratamento contra o câncer, mulheres vítimas de escalpelamento e displasia ectodérmica, que é o caso da pequena Esther Rodrigues Picanço, que foi diagnosticada com displasia ectodérmica aos 2 anos de vida.
A displasia ectodérmica (DE) constitui um complexo grupo de doenças hereditárias. Existem mais de 150 síndromes, clinicamente distintas, em que a DE está presente. A prevalência na população varia de 1:10.000 a 1:100.000 nascimentos e a proporção entre os sexos é de cinco homens para uma mulher.
Displasia ectodérmica é caracterizada por diminuição na quantidade de cabelos e pêlos, o que levou Esther a ser alvo de bullyng na escola e fez com que muitos amigos se afastassem por terem preconceito com a doença.
Esther foi escolhida para ser a primeira a receber a peruca e poder realizar seu sonho de ter cabelos, e de ter sua autoestima elevada.
Segundo sua mãe, Marta Rodrigues, a peruca vai ajudar muito na vida de Esther pois ela vai poder pentear os cabelos e lavá-los como qualquer menina na sua idade gosta de fazer.
Marta também doou os cabelos como incentivo a outras mulheres a doarem.
Ela nao pode doar para a filha pois o cabelo ideal para esther seria de outra criança por ser mais leve e sem químicas, pois ela tem alergias a alguns produtos e não tem imunidade pra combater qualquer vírus.
Para quem deseja doar os fios e ajudar nesse projeto que recupera a autoestima de outras mulheres, basta entrar em contato pelo telefone: (92) 99148-4434.
Arquivo Pessoal/Iara Tavares
Por: lara Tavares
*Redação: blogjrnews.com