Offline
Projeto dá novo status para Belém
30/09/2019 10:54 em Brasil - Internacional

Com extração anual que chegou a 147,7 mil toneladas em 2018, o Pará está prestes a ter sua capital, Belém, oficializada como a Capital Nacional do Açaí. Relatório favorável ao Projeto de Lei nesse sentido foi lido no último dia 24 na Comissão de Cultura do Senado e deve ser votado nas próximas semanas.  O Amazonas até rivaliza com o Pará quanto ao sabor e às propriedades do açaí (que no AM, dizem cientistas, tem mais antioxidantes), mas em termos numéricos não dá pra competir: produz menos de um terço que o vizinho.

 

Campeã A cidade de Cametá extraiu, sozinha, mais açaí que todo o Amazonas em 2018 (79 mil toneladas contra 47 mil toneladas). Cametá, aliás, devia reivindicar o posto de capital do açaí, uma vez que ganha disparado de Belém, onde em 2018 foram extraídas 1,8 mil toneladas do fruto amazônico.

 

‘Aula’ prática No próximo dia 5, faltando um ano para as eleições municipais, os 1,4 mil alunos do curso do RenovaBR promoverão ações de cidadania em todo o País. Os 19 membros do Amazonas planejaram ações que vão da revitalização de praças a oficina de jornalismo.

 

Hora certa Um dos alunos do RevonaBR, o professor da Ufam Danilo Chuí pretende instalar placa com os horários de ônibus em seis pontos de embarque na Colônia Japonesa. A lista completa das ações está no site https://renovabr.org.

 

Corrigido O projeto Amazônia  Conectada será retomado após correção de erros. A novidade foi anunciada pelo assessor parlamentar Carlos Hetzel, em debate semana passada em Brasília. O objetivo é o mesmo: implantar cabos de fibra ótica formando um “cinturão”, do Atlântico ao Pacífico.

 

Polêmica A novidade do Amazônia Conectada, que agora se chama Projeto Amazônia Integrada e Sustentável (Pais) é que o Governo planeja abrir espaço para a iniciativa privada. A ideia é ceder parte do controle do sistema (para venda de sinal) em troca de serviços como a manutenção da rede.

 

AM na rota Na próxima sexta, a Comissão Especial que atualiza o Marco do Saneamento Básico fará visita técnica e um seminário em Manaus. A vista será ao Proama, na Compensa, e o debate, aberto ao público, acontece a partir de 13h na Assembleia Legislativa do AM.

 

Nota alta A participação do governador Wilson Lima (PSC) na Cavalgada Solidária arrancou elogios de cavaleiros presentes, que fizeram chegar à coluna a informação de que Lima manda muito bem na montaria.

 

Economia Foi aprovada na Comissão da Amazônia na Câmara a proposta que reduz em 20% o valor da Taxa de Serviços da Suframa para quem adotar telhados verdes. O Projeto é do deputado Alberto Neto (Rep-AM), tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento; Finanças e Constituição e Justiça.

 

Indignados Comerciantes da rua Saldanha Marinho, esquina com a Lobo D'Almada, estão furiosos com a Prefeitura de Manaus, que instalou tampa inteiriça em bueiro. O vídeo em que a água do temporal do fim de semana “luta” contra a tampa virou matéria no ACrítica.com.

 

Título Sérgio Rodrigo Russo Vieira recebe amanhã título de cidadão do Amazonas. Ele integra o grupo de especialistas do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados e mora há nove anos em Manaus.

 

Foto: Divulgação

Por: Acr[itica

*Redação: blogjrnews.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!