Caso o valor de R$ 231.869 seja captado via Lei Rouanet, shows devem ocorrer entre abril e junho de 2020 em Roraima.
O Ministério da Cidadania (MinC), por meio da Secretaria Especial de Cultura, aprovou captação de recursos para o Projeto Intercambio Cultural do Norte trazer dois shows do Boi Garantido para Boa Vista. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial da União (DOU).
A aprovação pelo MinC não destina recursos para os shows, mas abre a captação por meio da Lei Rouanet. Dessa forma, permite a contribuintes destinarem parte do Imposto de Renda (IR) para projetos culturais aprovados. O valor é deduzido da quantia do IR que deve ser paga a União.
Conforme a portaria do Ministério, foi permitido que seja captado R$ 231.869 entre 27 de agosto e 31 de dezembro deste ano. A adesão para investir recursos em projetos culturais é opcional, os contribuintes não são obrigados a destinar recursos para nenhum projeto.
"Primeiramente temos de captar recursos, que é a parte mais difícil. Os shows devem acontecer em abril e junho", explicou Jacildo Bezerra, produtor cultural e autor do projeto.
"Nossa maior preocupação é em captar recursos junto as empresas, além de precisar alinhar esses detalhes de data com o Boi Garantido", completou Bezerra.
O projeto é uma forma de ampliar a divulgação do Festival Folclórico de Parintins na Amazônia. Se os recursos forem captados, os shows contarão com a presença de todo o cast de itens oficiais do Boi Garantido para divulgação da brincadeira de boi em Roraima.
Este é o segundo projeto de Bezerra aprovado por meio da lei Rouanet neste ano. O primeiro foi para trazer os levantadores de toadas do Garantido e Caprichoso para o carnaval de Boa Vista no ano que vem.
Foto: Divulgação/Secom
Por Fabrício Araújo, G1 RR — Boa Vista
*Redação: blogjrnews.com