O Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio do Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), concluíram a migração de todos os dados referentes às escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Os dados são enviados anualmente para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela elaboração do Censo Escolar da Educação Básica no Brasil.
Conforme explica o analista de sistema da Prodam, Gilson Sena, a migração ágil dos dados é possível porque o Sigeam reúne todas as informações da rede escolar. “O sistema disponibiliza dados sobre a estrutura das escolas, como quantidade de salas, se possuem quadra de esportes e até se oferecem água potável aos alunos. Também são gerados relatórios sobre a quantidade de alunos, gestores, monitores e professores de cada escola”.
Os relatórios gerados são enviados pelos técnicos das secretarias de educação para o sistema Educacenso, do Inep.
Novidade – Pela primeira vez, as secretarias municipais de Educação de Iranduba e Manacapuru também realizaram o censo escolar via Sigeam. “Antes dessa funcionalidade, os técnicos desses órgãos atualizavam o Educacenso manualmente, copiando as informações de planilhas. Com a adesão ao Sigeam, o processo ficou mais ágil e menos suscetível a erros”, explica Gilson.
Essa foi a primeira etapa da elaboração do Censo Escolar. A segunda fase será realizada em janeiro de 2020, quando serão coletados dados sobre a situação dos alunos, para conferir a eficiência e o desempenho escolar dos estudantes brasileiros.
Sobre o Censo Escolar – Principal instrumento de levantamento estatístico educacional brasileiro, o censo é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os resultados da pesquisa subsidiam a operacionalização de importantes políticas públicas, programas governamentais e ações do Ministério da Educação.
Sobre a Prodam - A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Estado. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.
FOTOS: Divulgação/Prodam
Assessoria de Comunicação da Processamento de Dados do Amazonas (Prodam):
*Redação: blogjrnews.com