O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, na manhã desta quinta-feira (08/08), termo de repasse de crédito suplementar que determina a transferência de recursos no valor de R$ 1,5 milhão do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Na ocasião, ele também participou da entrega de equipamentos, mobiliários e de um veículo para o Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
“Há uma preocupação muito grande da nossa parte de atender essas pessoas que têm vulnerabilidade social, que por muito tempo deixaram de ser atendidas pelo poder público. Nós estamos trabalhando, apesar dos problemas financeiros e orçamentários que enfrentamos, para atender todas as áreas, e o idoso é uma prioridade do Governo do Amazonas”, afirmou o governador.
Nesse sentido, Wilson Lima aproveitou para anunciar que o Governo do Estado irá inaugurar, nos próximos dias, unidades da Delegacia do Idoso nos municípios de Parintins e Tabatinga, as quais também irão atender demandas de mulheres, crianças e adolescentes.
Além disso, o governador adiantou que está tratando junto à Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) a retomada do projeto “Vida Ativa”, que promove atividades de esporte e lazer para o púbico da terceira idade. O projeto estava parado desde o início do ano por ausência de recursos dentro do orçamento aprovado pelo governo anterior.
O mesmo problema ocorreu em relação à FUnATI. O governo anterior aprovou a mudança da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para Fundação, mas não deixou recurso no orçamento para a sua manutenção.
“O governador Wilson Lima reconheceu que, como não deu tempo quando transformaram a UnATI, órgão suplementar da UEA, em Fundação, de colocá-la no orçamento, o Governo repassaria esse recurso de R$ 1,5 milhão para que a gente possa caminhar até o final do ano, quando nosso orçamento já estará previsto para entrar no Plano Plurianual (PPA)”, explicou o reitor da FUnATI, doutor Euler Ribeiro.
Destinação - O recurso será destinado às atividades de pesquisa científica, prestação de serviços e materiais de consumo, como pagamento de Instituto de Pesquisa Científica para execução de análises laboratoriais e realização de pesquisas in vivo e pesquisas in vitro necessárias para desenvolver ações de promoção da qualidade de vida.
O termo de repasse irá viabilizar também a permanência dos 5 mil alunos matriculados em 2019, além da oferta de atendimento diário na Policlínica Gerontológica, que atende os bairros da Compensa, Santo Antônio, São Jorge, São Raimundo e toda a zona oeste da cidade.
A FUnATI desenvolve ações de ensino, pesquisa, extensão, capacitação de mão de obra, promoção e assistência da saúde e outras diversas atividades de natureza social, voltadas para políticas públicas do segmento da Terceira Idade no Estado.
Kits - A parceria com a Sejusc, advinda da assinatura do “Termo de Doação com Encargos”, firmado com o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) para utilização restrita do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, também beneficia os frequentadores da FUnATI.
“Hoje, o Conselho Estadual do Idoso está localizado fisicamente aqui na FUnATI, que abriu as portas para o Conselho. Os conselheiros se reúnem e realizam todas as atividades aqui. É bom porque a gente consegue centralizar o atendimento ao idoso na FUnATI, onde temos vários cursos sendo realizados e onde o Conselho está mais próximo do nosso público-alvo”, explica a secretária da Sejusc e gestora da Política Estadual do Idoso, Caroline Braz.
“Uma política muito importante do Governo do Estado é trabalhar a interiorização dos serviços de atendimento do nosso público vulnerável. Nós estamos levando para o interior do Estado o serviço de atendimento às mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Em parceria com o Conselho, por exemplo, foi realizado em Maués toda uma capacitação da rede de atendimento aos idosos. Em Itacoatiara, nós inauguramos a Casa de Maria, que atende a esses públicos. Temos uma programação para abranger mais municípios com esse foco”, adiantou Caroline Braz.
FOTOS: Bruno Zanardo e Diego Peres/ Secom
*Redação: blogjrnews.com