Na terceira e última noite, despedindo-se do 54° Festival de Parintins, o “Boi do Coração na Testa” mostrou o “Garantido: o Boi da Liberdade do Povo” em suas várias nuances, mas sempre lembrando da história e significado de seu criador, o pescador, neto de negros escravizados e juticultor Lindolfo Monteverde.
A apresentação foi a melhor do Boi nas três noites deste Festival, com a associação dando um espetáculo cênico, musical e contagiando a galera vermelha e branca e encerrando com gritos de "É campeão!".
Assim como na primeira noite, a filha de Lindolfo Monteverde, Maria do Carmo Monteverde, adentrou a Arena do Bumbódromo junto com o Apresentador Oficial Israel Paulain, o Amo do Boi Gaspar Medeiros e o próprio Boi Garantido.
Na Celebração Folclórica “Sonhos de Liberdade”, a associação relembrou do terreiro da mãe de Lindolfo, Alexandrina Monteverde, a “Dona Xanda”, que ficava localizada na Baixa do São José, berço da tradição do Garantido. O Boi reverenciou e celebrou a cultura popular numa grande festa de liberdade criativa do povo, em um cenário no qual o folclore está impresso na beleza das cores e em esculturas fantásticas que amparam a representação das brincadeiras de boi no Brasil.
Foi o tempo de aproveitar os minutos finais para interagir com a galera, com Sebastião Júnior cantando ao violão clássico como “Tic-Tic-Tac”, a galera vermelha e branca saudando todos os brincantes e todos brincando de boi-bumbá. Assim como na primeira noite, a saída foi com o grito de "É campeão!"
Foto: Antonio Lima
Foto Euzivaldo Queiroz
PAULO ANDRÉ NUNES/Acrítica