Offline
Eduardo Braga e economista contestam estudo contrário à Zona Franca de Manaus
27/06/2019 15:29 em Economia

O senador ex-governador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) afirmou que a ZMF (Zona Franca de Manaus) é fundamental para o desenvolvimento Regional e conservação ambiental.

 

O senador afirmou que houve redução das desigualdades sociais do período abordado pela matéria da Folha de São Paulo, publicada nesta quarta-feira dia 26.

 

“Basta comparar o PIB per capita da década de 70 entre AM e SP agora nos anos 2000. A redução da desigualdade foi de perto de 20 vezes para 3 vezes, demonstrando que a ZFM é fundamental para o desenvolvimento regional, seja na conservação ambiental” declarou.

 

A matéria com o título Zona Franca não dá vantagem ao Amazonas, apresenta estudo com indicadores sociais e econômicos, entre os anos de 2002 e 2014, como argumentos contrários ao êxito do modelo de desenvolvimento regional.

 

O período analisado pelo estudo inclui o último ano do governo Amazonino Mendes, os dois governos Eduardo Braga, que tinha Omar Aziz como vice. Alcança todo o governo de Omar e o início do governo José Melo em 2014.

 

O senador Omar Aziz disse, nesta quarta-feira que iria analisar melhor as informações para responder. Mas contestou que indicadores sociais do governo dele tenham sido negativos.

 

Ex-secretário da Sefaz também contesta estudo

 

O ex-secretário Executivo da Receita na Sefaz-AM, ex-superintendente da Suframa e ex-secretário de Planejamento do AM, Thomaz Nogueira, afirmou que vários argumentos do estudo são questionáveis.

 

“Cada argumento ali é questionável, mas isso necessitaria de amplo espaço para contestação”, declarou.

 

Thomaz Nogueira afirmou que, durante o seminário que o jornal realizou no dia anterior à publicação do estudo, o assunto não foi apresentado como questionamento aos debatedores.

 

“Portanto a publicação do artigo representa uma atitude inequívoca de mau-jornalismo, para dizer o mínimo. Isto só reforça o que tenha dito. Temos de travar a batalha da comunicação, os inimigos são dissimulados, mas eficazes em manipular a opinião pública” declarou.

 

Thomaz Nogueira é especialista em direito tributário.

 

Secretário de fazenda diz que estudo recente afirma o contrário

 

O secretário de Estado de Fazenda e economista, Alex Del Giglio, afirmou que para avaliar bem o estudo apresentado na matéria seria necessário ler a pesquisa.

 

“Para avaliarmos afundo é necessário lermos o estudo e verificar qual metodologia e o modelo econométrico utilizados no estudo. Há uma máxima em estatística que você pode “torturar” os dados até eles confessaram”, disse.

 

O secretário destacou que outro estudo realizado recentemente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresentou conclusão diferente.

 

“Significa dizer que pode haver viés no estudo. Até porque temos um estudo recente na FGV que demonstra o contrário”, declarou.

 

Desonestidade nos dados e concentração de renda

 

O doutor em sociologia, Marcelo Seráfico, analisou que a ZFM gera riqueza “espetacular para o altíssimo a gente” e foi incapaz de produzir uma sociedade mais justa.

 

O sociólogo também aponta “desonestidade” no tratamento de dados que tentam desqualificar o modelo ZFM e são ignorados como parâmetros para analisar outros centros industriais.

 

Fotos Senador Eduardo Braga Divulgação

*Redação: blogjrnews.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!