Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Alfredo da Matta dá início a projeto que visa ampliação e reestruturação física da unidade
Publicado em 03/06/2019 15:04
Saúde e Ciências

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) recebeu, na última sexta-feira (31/05), a arquiteta da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Daniela Ramos, para uma primeira reunião sobre a reestruturação física da Fundação. Segundo o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, o objetivo é elaborar um projeto para ampliação e reorganização da estrutura física da unidade, com vistas à implantação de um novo serviço: o Hospital Dia.

 

“Desde a sua criação, a Fuam nunca passou por uma grande obra de ampliação. Ao longo dos anos, o serviço foi crescendo e fomos fazendo pequenas ampliações, mas precisamos urgente revitalizar o espaço e não apenas isso, ampliar nossa estrutura para que possamos atender a novas demandas, criando novos serviços, como o Hospital Dia”, explica o diretor-presidente.

 

A presença da arquiteta Daniela Ramos na Fuam foi o ponto de partida para a elaboração do projeto que será realizado por equipe de técnicos da Seinfra. “Neste primeiro momento, vim conhecer a Fuam, ter uma noção geral da estrutura e das necessidades”, explica a arquiteta. “Posteriormente, voltaremos com equipe de engenheiros e arquitetos para verificar parte estrutural, elétrica e conversar com os gestores de cada setor para saber das necessidades específicas de cada área e daí elaborar um projeto”, conclui Daniela.

 

Previsão para 2020 - A ideia é priorizar a ampliação de espaços para a construção do chamado “Hospital Dia”, serviço que a Fuam deve implantar em 2020, unido ao serviço de centro cirúrgico, no qual o paciente, caso necessite, possa passar períodos curtos de internação, de até 48 horas, devido à complexidade de seu procedimento cirúrgico ou a alguma intercorrência. O projeto vai priorizar também a criação de uma recepção humanizada, onde os pacientes poderão assistir vídeos e participar de atividades educativas como palestras; além de proporcionar um ambiente com conforto e acessibilidade, sem esquecer as boas condições de trabalho aos servidores.

 

De acordo com o diretor-presidente, Ronaldo Amazonas, a implantação do Hospital Dia representará um ganho nos serviços de cirurgia dermatológica ofertado pela Fuam, já que a instituição poderá realizar procedimentos mais complexos, que demandem internações de curto prazo. “Teremos o Hospital Dia integrado ao nosso Centro Cirúrgico, assim, pacientes que antes tinham que ser transferidos ou encaminhados para realizar procedimentos em outras unidades – pois não temos internação – poderão fazer aqui mesmo seu procedimento”.

 

Propostas - Dentre as mudanças propostas pelo novo projeto de reorganização estrutural estão: a transferência da área administrativa para prédio anexo, cedendo espaço para ampliação do atendimento; construir passarela que ligará o prédio principal ao anexo; ampliar refeitório dos servidores, consultórios, área para armazenamento de medicamentos e de material de expediente, além de promover melhorias em todo prédio, revitalizando piso, iluminação, banheiros, dentre outras ações. “Vamos implantar iluminação LED em 100% da Fundação, gerando economia de energia e temos também planos para implantar painéis de energia solar, gerando economia para o Estado”, explica Ronaldo Amazonas.

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/FUAM

Informações à Imprensa: Comunicação Social - Fundação Alfredo da Matta

Comentários
Comentário enviado com sucesso!