A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), iniciou, tratativas com instituições para a realização de cursos de qualificação profissional voltados para apenados do sistema prisional do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros em linha reta de Manaus). A ideia é oferecer cursos como de informática e empreendedorismo para auxiliar no ingresso ao mercado.
Nos dias 23 e 24 de maio, a diretoria do Deresc e a equipe técnica da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) se reuniram com representantes regionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para firmar parcerias visando a capacitação e a certificação dos públicos masculino e feminino dos regimes fechado, provisório, aberto e semiaberto.
Segundo a chefe do Deresc, Keyla Prado, a articulação realizada no município teve como objetivo abrir portas com parceiros de diferentes instituições que permitam aos apenados ingressarem no mercado. "Os cursos são importantes para que as pessoas recebam a qualificação necessária para serem donas dos próprios negócios", explicou.
Com o Cetam, há previsão da oferta de vagas para o curso de informática para apenados do semiaberto e a disponibilidade de vaga para instrutor na unidade feminina para o curso de corte e costura. Entre as ações discutidas com o Senac, estão a disponibilidade de vagas gratuitas em diversos cursos técnicos e profissionalizantes, bem como a realização de atividades para o público do sistema prisional e servidores.
As articulações com o Sebrae visam a realização de mini cursos de empreendedorismo para os internos da UPI, após a realização de cursos de qualificação. "Além disso, discutimos sobre a possibilidade de oferta de vagas para público externo", informou Keyla, acrescentando que as parcerias serão firmadas por meio de ofício entre a unidade prisional e as instituições do município. "No fórum, falamos também sobre a retirada de documentos no presídio. A Seap quer levar a oportunidade de cursos de qualificação profissional para o sistema prisional", destacou.
FOTOS: Divulgação/Seap
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap):
Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).