Entre janeiro e março deste ano, 335 servidores foram capacitados pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por intermédio da Comissão de Capacitação, Treinamento e Capacitação (CCTD). Com uma programação de 28 cursos durante o ano, a Comissão também realiza cursos contínuos de língua inglesa e espanhola e ações para a eficácia profissional e novas técnicas de investigação e elucidação de crimes.
Conforme o presidente da CCTD, investigador José Alberto do Valle, o investimento em capacitação aumenta a operacionalidade do policial e traz êxito nas ações. “Em função da complexidade do que denominamos hoje de globalização do crime, observamos que é necessário, cada vez mais, de aparatos formadores que viabilizem constantemente o aperfeiçoamento do profissional de Segurança Pública para que ele seja atualizado em diferentes setores, seja de narcóticos, roubos e furtos, crime organizado. Com isso, os nossos policiais vão tendo conhecimento de novas tecnologias”, destacou.
A Comissão também prevê treinamento em “Tamponamento: Estancamento de Hemorragias”, para todos os servidores da PC-AM, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A proposta é preparar os servidores para adquirir conhecimentos técnicos em primeiros socorros por ferimentos de armas brancas e de fogo.
Programação – Mês passado, um dos cursos de destaque foi o de “Operações Policiais Urbanas e Ações em Ambiente de Selva (COPS)”, que capacita os policiais em operações em ambiente urbano, aquático e de selva, enfatizando o combate ao narcotráfico e ações nas fronteiras. Outro foi o treinamento para “Abordagem Fluvial de Alto Risco e Tiro Embarcado, Operador de Fuzil”.
Durante o ano, os municípios de Tefé, Humaitá, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira receberão o curso de “Sobrevivência Urbana” (Survive), que já foi realizado para servidores de Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Itacoatiara e Careiro Castanho.
FOTOS: Divulgação / PC-AM
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM):
Flaíze Viana 99345-6725, 99962-2705 (corporativo), 3214-2250 e 3214-2262.