A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), realizou nesta sexta-feira (24/05), atendimento odontológico para internos da Unidade Prisional de Parintins (Uppin). O serviço médico visa promover ações de saúde a pessoas privadas de liberdade.
Nos cinco primeiros meses deste ano, 56 internos já receberam atendimento odontológico. As consultas ocorrem todas às sextas-feiras na unidade. Hoje, foram atendidos seis internos para procedimentos de extração, limpeza e restauração dos dentes, perfazendo um total de 14 presos atendidos no mês de maio. O serviço também é disponibilizado para os servidores do presídio.
De acordo com o diretor-adjunto, Maycon Souza, os serviços de saúde bucal são realizados com frequência na Uppin. “É importante esse tipo de ação para os internos, pois assim eles não se sentem excluídos, por causa da atual condição”.
Assistência médica prevista em lei – A Lei de Execução Penal (LEP) determina que é dever do estado objetivar assistências aos presos para prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade. Além da assistência à saúde, os detentos têm direito a assistências materiais, jurídicas, educacionais, sociais e religiosas.
FOTOS: Divulgação/Seap
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap):
Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).