O senador reuniu os profissionais da imprensa amazonense durante almoço neste sábado e analisou o atual momento político no País
Em almoço onde reuniu jornalistas de Manaus na tarde deste sábado, 18, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), analisou o atual momento político brasileiro e falou sobre suas ações em busca de recursos para recuperar as estradas dos municípios da Região Metropolitana de Manaus. O encontro ocorreu em um restaurante na zona Oeste da cidade.
Em tom descontraído e de caráter informal, o senador iniciou a conversa explicando sua atual postura em relação ao mandato do presidente Jair Bolsonaro, que vem recebendo críticas sistemáticas tanto no Congresso como por parte da imprensa e, sobre isso, Braga foi enfático ao afirmar que o atual mandatário do país ‘está sem comando’ e que tem deixado a desejar enquanto presidente da República.
“Bolsonaro está governando por decreto e isso não é bom para a nação. É verdadeira a afirmação de que estamos vivenciando uma experiência de ‘parlamentarismo branco’, onde o Senado e a Câmara dos Deputados vem ganhando força ao apresentar as soluções para os graves problemas nacionais, como é o caso da reforma da Previdência”, declarou o senador.
O senador também expôs sua preocupação com o corte das verbas federais para as universidades e institutos de pesquisas do país que, para ele, causará um impacto negativo imediato no ensino em todos os níveis.
“É dramática a situação, principalmente, da Universidade Federal do Amazoas (Ufam) e do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), e segundo declarações dos representantes do Ifam a partir de agosto o instituto não teria mais como ‘tocar’ – manter alguns campus, incluindo os do interior do Estado”. O senador enfatizou que é condição é grave e que vem reforçando a importância dos recursos para as instituições federais. “Mais uma vez eu apelo ao ministro da Educação e ao Presidente da República que possam rever o seu posicionamento, pois só aqueles que são grandes e que tem a humildade de ter opinião e coragem possam fazer um condicionamento seletivo sem prejudicar desiguais de forma igual”, completou.
Questionado sobre a atual realidade do seu partido MDB, na qual exerce a liderança no Senado, Eduardo destacou que o partido está sendo reestruturado para dar lugar a uma nova sigla visando as eleições municipais de 2020. Ele desconversou sobre se será candidato, mas assegurou que a legenda vai lançar candidato próprio para disputar o pleito municipal do próximo ano, chegando a citar o nome da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB-AM), que teria chances de ser indicada para disputar pleito.
O senador amazonense não quis fazer comentários sobre a atuação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
Eduardo Braga também falou sobre a aplicação de verbas de Emendas Impositivas de sua autoria para obras de recuperação das rodovias estaduais principalmente a AM-010 e AM-070, além das Unidades Básicas de Saúde Fluviais que já estão funcionando em vários municípios.
Jânio Moraes
Metropolitano Manaus News