Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Lei que garante a concessão de distribuição de água para a Cosama é aprovada em Atalaia do Norte
Capital & Municípios
Publicado em 16/05/2019

A Concessão do Sistema de Abastecimento de Água em Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros de Manaus) foi dada ao Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), por meio do Projeto de Lei (PL) nº 002/2019, aprovado em sessão plenária na Câmara Municipal da localidade.

 

O PL entrou em votação após assinatura de protocolo e acordo entre a Prefeitura de Atalaia do Norte e a Cosama, e foi aprovado por unanimidade. A partir de agora iniciarão a fase de assinatura do contrato e, em seguida, a execução do plano de ação emergencial.

 

A coordenadora do projeto da Companhia, Cheila Borboleto, acompanhou a sessão na Câmara e relatou a expectativa de todos com as mudanças que acontecerão na cidade. “Os vereadores deixaram registrado em seus discursos a grande expectativa de progresso nos serviços, que há anos não estavam sendo oferecidos com boa qualidade”, descreveu.

 

Há uma semana, a equipe da Cosama vem realizando a primeira etapa do plano de ações a serem realizadas em Atalaia no Norte. De acordo com o presidente da Companhia, Armando do Valle, é determinação do governador Wilson Lima dar agilidade a esse processo.

 

“A cidade passou por um grande período de caos, com problemas de contaminação da água, causando diversos problemas de saúde na população. Desde que assumimos estamos priorizando a melhoria dos serviços”, afirmou.

 

A comerciante Jucélia Queiroz, de 42 anos, relatou que a coloração da água na cidade é amarelada e sem condições de consumo. “A água que recebemos é de péssima qualidade, é amarela e vem com muita sujeira. Agora estamos esperançosos que isso melhore com a chegada da Cosama”, finalizou.

 

Relatório – Em fevereiro, a Cosama enviou ao município engenheiros, químicos e laboratoristas para realizar testes que constataram a falta de materiais para o preparo da água. Além disso, foi constatado que os equipamentos usados no laboratório para análises estavam quebrados.

 

FOTOS: Divulgação/Cosama

Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama):

Ana Paula Sena (99313-9423).

Comentários