Offline
Seas enfoca os desafios da notificação de violências contra crianças e adolescentes
10/05/2019 11:36 em Segurança

Os desafios da notificação de violências contra crianças e adolescentes foram tema da palestra da diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), da Secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Leticia Borel, no Seminário Mobilizar e Agir. O encontro, iniciado na quarta (08/05) e encerrado na tarde desta quinta-feira (09/05), foi promovido pelo Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas), entidade filiada à Rede ECPAT Brasil.

 

De acordo com Letícia Borel, os dados relativos ao tema ainda não são conclusivos pela falta de uma política integrada dos participantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. A diretora explicou que hoje, oficialmente, as notificações sobre violências são feitas pela área de saúde, mas a ideia é que haja uma integração entre a educação e a política de assistência social no sentido de fazer esse trabalho de forma integrada.

 

“Somente dessa forma será possível ter um dado real, para se pensar em políticas públicas”, disse ela, ressaltando que, na medida do possível, cada órgão tem seu próprio dado sobre violência contra crianças e adolescentes.

 

 

Na opinião de Letícia, o seminário promovido pelo Iacas é uma provocação, no sentido de que as políticas públicas estaduais possam ser realizadas de forma integrada, principalmente dos órgãos que fazem parte da rede de proteção, em se tratando de proteção à criança e ao adolescente.

 

Realizado no auditório da Seas, o Seminário Mobilizar e Agir foi aberto na manhã de quarta-feira (08/05) e se encerrou na tarde desta quinta-feira (09/05) com uma Mesa com o tema “Sistema de Garantia de Direitos: Promoção, Defesa e Controle Social”. O tópico foi tratado por representantes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da coordenação de Alta Complexidade da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e representantes de sete municípios amazonenses participaram do evento.

 

FOTOS: Divulgação/Seas

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas):

Tânia Brandão (9100-8440).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!