Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Secretária da capital da Susam visita Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos
Saúde e Ciências
Publicado em 09/05/2019

A secretária executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital) da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Dayana Mejia, esteve nesta quarta-feira (8/5) no Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, no Km 53 da rodovia estadual AM-010. A visita faz parte de um conjunto de ações da Susam para o fortalecimento da política de saúde mental e das demais áreas.

 

Responsável pela coordenação das unidades de saúde da capital, Dayana tem visitado todas desde que chegou à Secretaria, há pouco mais de um mês.  “Uma gestão aproximada é o meu objetivo. Conversar com cada funcionário, gestor, com a enfermagem, a psiquiatria. Identificar todos os desafios, mesmo. Quero conhecer a realidade de cada uma das nossas unidades e traçar um planejamento para melhorar o que precisa ser melhorado”, destacou a secretária.

 

Atualmente com cerca de 46 pacientes, sendo quatro mulheres e 42 homens, o CRDQ Ismael Aziz traz, além de acompanhamento psicossocial, a capacitação por meio de aulas de artesanato, panificação, horta entre outras atividades.

 

O Centro tem capacidade para internar 120 pacientes por um período de até 90 dias.  A indicação para o atendimento na unidade ocorre por meio do atendimento médico e ainda com o encaminhamento feito pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

 

“Viemos para entender as nossas fragilidades e os nossos acertos, no sentido de fortalecer as estratégias do cumprimento das demandas do Ministério da Saúde com relação à política de saúde mental, e atender as expectativas da população amazonense em torno disso”, reforçou a secretária.

 

Na visita, a secretária também vistoriou a enfermaria, as salas de atendimento e a farmácia da unidade, que na ocasião estava com estoque regular.

 

A dona de casa Lealdade de Souza, 33, esteve no CRDQ nesta quarta para iniciar a internação do filho de 18 anos, pela segunda vez, após a desistência do mesmo. Para ela, o Centro é o auxílio para quem não tem condições financeiras na busca pelo tratamento de qualidade para os filhos dependentes químicos.

 

“Ele estava muito melhor aqui, e quando eu o visitava nos fins de semana, podia ver o quanto ele melhorou nesse vício com as drogas. Ele saiu atrás de uma namoradinha e piorou. Agora estou tentando o retorno dele. Esse Centro é minha última esperança, e já falei isso para ele também”, disse.

 

Na unidade, os pacientes têm, além do acompanhamento médico, suporte terapêutico para auxiliar na recuperação de seu quadro de saúde, segundo explicou a diretora da instituição, Fabia Ileana. “São atividades terapêuticas, que incluem oficinas de artesanato, música, cabeleireiro, panificação, piscicultura, jardinagem e horticultura”, ressaltou ela.

 

Estrutura – Localizado no Km 53 da rodovia estadual AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, o CRDQ Ismael Abdel Aziz oferece, em um espaço de 5 mil metros quadrados de área construída, serviço especializado, com modelo de atendimento multidisciplinar, para internação e tratamento de adolescentes e adultos com alto grau de dependência do álcool e outras drogas.

 

FOTOS: Divulgação / Susam

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam):

Roseane Mota e Lúcio Pinheiro (98407-1699).

E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br

Comentários
Comentário enviado com sucesso!