Em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participaram, nesta quinta-feira (02/05), de atividades terapêuticas por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Durante todo o dia, foram ofertadas, na sede do órgão, sessões de auriculoterapia, acupuntura, massoterapia, Reik, florais, fitoterapia, meditação e demais serviços. A atividades aconteceram no auditório da Susam, com a participação de cerca de 120 trabalhadores.
“Eu adorei a sessão de massagem, pude aliviar os pontos de tensão que estavam no meu corpo e ainda recebi orientações da profissional de como manter a qualidade de vida mesmo com a correria do dia a dia”, destacou a servidora Ana Liz Barroso, que experimentou a bambuterapia.
Técnica tailandesa - Um dos serviços mais procurados pelos servidores foi a Tok Sen Mobá, uma terapia que utiliza martelose, pinos de madeira, produzindo pressão e vibração durante a aplicação no corpo.
“É uma terapia que une a técnica tailandesa Tok Sen e da técnica indígena Mobá, que estimula e libera todo o líquido da fase muscular, o que acarreta a diminuição das dores e também o alinhamento postural”, explicou o terapeuta Raphael Torres.
Melhoria da saúde do servidor - O evento foi desenvolvido pela Coordenação Estadual de PICS do Departamento de Atenção Básica (Dabe) em parceria do Núcleo Estadual de Humanização e tem como base garantir equilíbrio e melhoria na saúde do servidor.
“Essa ação tem o objetivo de oferecer ao nosso trabalhador um momento de cuidado e acolhida. Demonstrar que ações simples fazem a diferença na saúde do trabalhador. Precisamos cuidar de nós para cuidarmos do outro”, disse a coordenadora do Núcleo Estadual de Humanização, Ana Karla de Almeida.
Nova política de saúde - Segundo a coordenadora estadual de PICS, Lourdes Siqueira, as práticas são a nova política de saúde que possui baixo custo.
“São 29 práticas já implementadas dentro da política do Sistema Único de Saúde (SUS) que vão contribuir com a saúde. Isso possibilita o acesso às pessoas que estão em sofrimento com coisas que podemos relembrar dos antigos na forma de curar, sair daquela forma hospitalocêntrica, do cuidar do ser só biomédico”, expôs.
Equilíbrio - A coordenadora estadual de PICS enfatiza que as atividades ajudam a dar equilíbrio para a vida agitada e estressada dos trabalhadores.
“Para nós, é uma satisfação enorme em apresentar essa forma de cuidado com os colegas trabalhadores da Secretaria de Saúde”, destacou.
De acordo com Ana Karla Almeida, haverá outras ações do calendário do Ministério da Saúde “para possibilitar ao trabalhador refletir e melhorar a forma de conduzir sua vida”.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUSAM
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam):
Roseane Mota e Lúcio Pinheiro (98407-1699).
E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br