Offline
Seas participa de Oficina Estadual de Monitoramento
18/04/2019 14:54 em Segurança

A secretária executiva da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Branca Pinheiro, participou, nesta quarta-feira (17/04), da Oficina Estadual de Monitoramento do Plano de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente, realizada no hotel Express, Vieiralves, zona centro-sul de Manaus. Na abertura dos trabalhos, a secretaria destacou a importância do evento, que reuniu vários órgãos estaduais, comitês e Conselho Tutelar, e que tem como objetivo buscar caminhos para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente.

 

Como militante da causa, Branca Pinheiro disse que não vai se eximir de lutar pelo fortalecimento dessa rede de proteção, tanto na capital quanto no interior do Estado. A secretaria executiva da Seas defendeu a criação de um Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente na capital amazonense, que se estenda ao interior. Ela disse que a Seas vai interagir com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para que sejam criados serviços de atendimento à vítima de violência no âmbito da saúde do Estado como um todo.

 

Também presente no evento, a gerente do Departamento de Proteção Social Especial da Seas (DPSE), Letícia Borel, tratou sobre Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes, destacando por calha de rios onde essas violações mais acontecem. Municípios como Manaus, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Canutama, Urucará, Humaitá e Itapiranga estão entre os que se destacam na violência contra crianças e adolescentes.

 

Ao apresentar o Relatório de Monitoramento do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a representante do Comitê Nacional de Enfrentamento Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, disse que na maioria dos Estados brasileiros, a rede de proteção à criança e ao adolescente está fragilizada, principalmente com relação ao serviço de acolhimento às vítimas.

 

“O grande desafio é avançar no sentido de trabalhar ações articuladas entre os órgãos que atuam com essa questão, porque a grande maioria trabalha de forma isolada e isso não traz retorno”, sintetizou.

 

O evento é uma realização do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca RJ) em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que firmou convênio com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos para execução do Projeto de Monitoramento dos Planos Estaduais de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – “Projeto Planos Estaduais: Desafios e Conquistas”.

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAS

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas):

Tânia Brandão (9100-8440).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!