Após realizar visita técnica no município de Atalaia do Norte e constatar contaminação de água na região, o Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), assinou o protocolo de transferência de serviços com a prefeitura da cidade para assumir o Sistema de Distribuição de Água.
Serão realizadas melhorias, principalmente na estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA). Segundo o presidente da Cosama, Armando do Valle, entre os avanços incluem-se a reforma do flutuante de captação e a ampliação de rede.
"É prioridade do governador Wilson Lima investir no interior. A situação de Atalaia do Norte é grave, por isso, a Companhia está assumindo o sistema de água, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou.
O presidente da Cosama explicou que o primeiro passo é enviar equipes para realizar o recadastramento das casas e, em seguida, a instalação dos hidrômetros.
"Paralelamente acontecerão as obras de ampliação e a reforma das estruturas, assim como a modernização do sistema", informou Armando do Valle.
Prestação de serviços - O contrato assinado entre o presidente da Cosama e o prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, prevê a prestação de serviços relativos à explanação, execução de obras, ampliações e melhorias dos serviços de abastecimento. O prefeito Nonato Tenazor enfatiza a importância desse acordo para a população.
“Estamos felizes em ter conseguido estreitar essa parceria em prol da população, pois não temos recursos para realizar esse investimento”, disse.
Análise - Os testes na água de Atalaia do Norte foram realizados em março deste ano, após denúncias da população. Na ocasião, engenheiros, químicos e laboratoristas da Cosama constataram que, além da falta de materiais para o preparo da água e o laboratório para análises, os equipamentos que realizam todo o processo estão quebrados, assim como a estrutura que está precisando de manutenção e investimentos.
Segundo levantamento realizado pelo departamento técnico da Cosama, existem em Atalaia do Norte 1.403 ligações de água ativas e menos de 60 hidrômetros instalados.
FOTO: DIVULGAÇÃO/COSAMA
Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama):
Ana Paula Sena (99313-9423).