O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), voltou a fazer parte da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), após 18 anos. O contrato que firma a parceria foi assinado, nesta quarta-feira (27/3), em Brasília, entre os presidentes da Cosama, Armando do Valle, e da Aesbe, Roberto Cavalcanti Tavares. A ação assegura o fortalecimento da Cosama e a representatividade do Estado nacionalmente.
De acordo com o presidente da Cosama, a associação permite maior possibilidade de melhorias no interior do Estado. “Estamos buscando estratégias que nos possibilitem ter uma gestão voltada aos serviços de saneamento, possibilitando aos municípios menores e de baixa renda o acesso à água com melhor qualidade”, explicou.
O presidente da Aesbe afirmou ser uma vitória para a entidade ter a Cosama de volta como associada. “A Cosama foi uma das fundadoras da Aesbe, em 1985, e é uma enorme satisfação tê-la de volta em nossa estrutura. A companhia chegou numa hora importantíssima, em que estamos lutando para modificar os textos de alguns artigos da Medida Provisória 868/2018, que, se aprovada como está, vai desestruturar totalmente o setor de saneamento. Então, esperamos contar com a participação ativa da empresa, que traz mais representação da região Norte”, finalizou Roberto Cavalcanti.
Aesbe - É uma entidade civil sem fins lucrativos, representativa das Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Suas associadas atuam em 4.030 municípios, atendendo aproximadamente 74,2% da população urbana brasileira em abastecimento de água e 66,6% com esgotamento sanitário, conforme dados do SNIS/2015.
Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama):
Ana Paula Sena (99313-9423).